GD1 – Educação Matemática nos anos Iniciais
Análise da constituição e produção de um Grupo Colaborativo e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Fundamental | |
Simone de Melo Sessa |
O Professor Polivalente e a Construção da Linguagem Matemática: o Resgate do Ensino de Geometria, do Aspecto Experimental à Abstração do Pensamento | |
Antonia Givaldete Silva |
Jogos no processo de ensino de matemática no primeiro segmento da educação de jovens e adultos (EJA) | |
Jessica de Brito |
Como Podemos Ensinar a Multiplicação e Divisão para Alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental com o Auxílio do “Segredo dos Números” | |
Juneor dos Santos Brehm |
Geometria nos Anos Iniciais: relação entre professores e materiais curriculares | |
Débora Reis Pacheco |
Figuras Bidimensionais e Tridimensionais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos livros didáticos. | |
Laís Cristina Bardini |
O Processo de Aprendizagem da Matemática com o Auxílio dos Softwares Educativos: uma experiência com alunos do 5º ano do fundamental I | |
Aline Pereira de Queiroz Ferreira |
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE EM AULAS DE MATEMÁTICA | |
Bernadete Veronica Hoffman |
FORMAÇÃO CONTINUADA E O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Neuraídes Ribeiro Silva Ferreira |
O Ensino de Quadriláteros Proposto em uma Coleção de Livros Didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise na perspectiva da TAD. | |
Márcia Melo |
Os conteúdos curriculares previstos para o ciclo de Alfabetização Matemática na formação-atuação do professor da rede pública municipal de São Paulo | |
Julio Cesar Augustus de Paula Santos |
Aulas de Matemática Possibilitando um contexto favorável à problematização e Produção de Registros Orais e Escritos | |
Katia Gabriela Moreira |
Um Olhar na Formação dos Conceitos de Divisão | |
Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva |
Os Processos Heurísticos e a Resolução de Problemas Matemáticos | |
Aline Cristina Cybis |
Um Diagnóstico de Estratégias Espontâneas de Cálculo Mental | |
Daniel Moreira dos Santos |
GD2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Os Números Binários e os Livros Didáticos de Matemática | |
herman lago mendes |
Ensino e Aprendizagem de Matemática e Educação do Campo em uma Escola Comunitária Rural | |
Cidimar Andreatta |
O uso da Leitura e da Escrita na Interpretação e Resolução de Problemas Matemáticos: leitura e escrita na Matemática | |
Ana Paula Krein Müller |
Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos por meio de situações didáticas | |
Tarcísio Rocha dos Santos |
Construindo Significados para o x do Problema | |
Márcia Azevedo Campos |
Material Didático Manipulável no Ensino de Matemática para Atletas | |
Viviane Ferreira |
Contribuições do Uso de Representações Semióticas no Ensino de Sistemas de Equações no Ensino Fundamental | |
Michelsch João da Silva |
O Estudo do Conceito de Incógnitas: compreensão desses conceitos por alunos do 8º ano do ensino fundamental | |
Maria Elizabeth de Oliveira Borges |
Aproximações entre as Práticas Matemáticas do Turno e do Contraturno Escolar: um estudo com alunos de uma escola de jornada ampliada | |
André Augusto Deodato |
A Produção de Significados dos Conceitos de Variável e Incógnita por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental | |
Mirian Angeli |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA POR MEIO DO JOGO | |
Gustavo Perini Amaral |
A PRÁTICA DOCENTE DA MATEMÁTICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM | |
fernando grimaldi |
Resolução de Problemas: abordagens em educação matemática | |
julio serafim moreira assis |
O Desenvolvimento do Raciocínio Geométrico em Atividades Investigativas com Uso do Computador | |
Solange Sardi Gimenes |
PENSAMENTO ALGÉBRICO: Equações no Ensino Fundamental | |
Antonia Zulmira Silva |
A abordagem da Matemática Financeira nas escolas: uma proposta didática para EJA | |
Vanessa Albuquerque Laport |
Resolvendo Problemas Matemáticos por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem | |
Neiva Althaus |
Estratégias docentes para o ensino de Matemática em turmas heterogêneas | |
Gláucia Aparecida Vieira |
Educação Matemática: Territórios Outros de Pesquisa | |
Simone Moura Queiroz |
Matemática e Arte, Um Diálogo Possível: trabalhando atividades interdisciplinares no 8° ano do ensino fundamental | |
Rosiney de Jesus Ferreira |
Uma Significação do Conceito de Função Baseado em Experiências da Vida de Alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental | |
Francislene Sales |
Diferentes linguagens na Educação Matemática escolar: corpo,arte e Matemática | |
Simone Terezinha Ferrarezi |
O Desenvolvimento do Senso Crítico à Luz da Educação Matemática Crítica: uma forma particular de pensamento e ação. | |
Flávia Moreira |
A Produção de Dados em Pesquisa na Sala de Aula de EJA: reflexões e desafios à pesquisadora | |
Raquel Fernandes Gonçalves Machado |
ABORDANDO GEOMETRIA POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA | |
Fernanda Eloisa Schmitt |
A Recuperação Intensiva do Ensino Fundamental: a opinião de professores de Matemática sobre o erro do aluno | |
Ana Cristina da Silva Ambrosio |
Uma Perspectiva Conceitual para o Ensino das Estruturas Aditivas e Multiplicativas na Transição do 5º para o 6º anos do Ensino Fundamental | |
Sandra Maira Zen Zacarias |
O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas: Investigando estratégias em um estudo piloto | |
Louise dos Santos Lima |
Um Estudo Exploratório de Padrões com Alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental | |
Leandra Gonçalves dos Santos |
GD3 – Educação Matemática no Ensino Médio
Inserção de Fractais e Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná: versões de uma mesma história | |
VIVIANE APARECIDA BAGIO |
Provas e Demonstrações Matemáticas: usando o trabalho colaborativo como fio condutor para uma nova visão do resgate significativo destas ferramentas | |
Marconi Coelho Santos |
Comunicação e Resolução de Problemas Utilizando o Modelo van Hiele para a Exploração Geométrica em Sala de Aula | |
Gilmara Gomes Meira |
Livros Didáticos de Matemática e a Resolução de Problemas | |
Geovana Luiza Kliemann |
Resolução de Problemas: uma exploração a partir de projetos interdisciplinares | |
Ana Paula Dessoy |
Práticas Curriculares em torno da Disciplina Escolar Matemática no Ensino Médio: o caso de um Instituto Federal | |
ANTONIO DO NASCIMENTO GOMES |
Educação financeira e ensino de matemática com estudantes do ensino médio, em uma escola no interior do Espírito Santo. | |
Alexsandra Alves Pereira |
Um estudo de dificuldades na representação de funções numa perspectiva de articulação entre matemática e física | |
Rogério Cardoso Batista |
Conhecimentos de Professores do Ensino Fundamental e Médio sobre o Uso do Princípio Fundamental da Contagem em Situações Combinatórias | |
Ana Paula Barbosa de Lima |
Problemas Combinatórios Condicionais: como são explorados nos livros didáticos do Ensino Médio? | |
Pablo Egidio Lisboa da Silva |
O Volume dos Sólidos Geométricos no Ensino Médio | |
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas |
Investigando a autoeficácia matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com alunos do Ensino Médio de Divinópolis (MG) | |
Carolina Soares Rodrigues |
Estudo Comparativo Entre Percepções de Estudantes do Ensino Regular e EJA Acerca de Questões Financeiras | |
Michelle Ribeiro Amorim |
UM ESTUDO DAS CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O CURSO TÉCNICO DE METALURGIA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS | |
Adriana Piumatti de Oliveira |
Formulação e Resolução de Problemas Geométricos a partir de Materiais Manipuláveis | |
Samilly Alexandre Souza |
Análise de Conteúdos de Geometria Analítica em Livros Didáticos de Ensino Médio | |
Karen Tibursky Alves Ventura |
Saúde Financeira: Educação Financeira Doméstica | |
Sra ROSILANE MOTTA DA SILVA |
Problemas de Combinatória: um estudo de estratégias mobilizadas por uma turma de licenciandos em matemática | |
Renan Gustavo Araújo de Lima |
A Mobilização do Conhecimento Matemático na Disciplina de Caldeiraria | |
Valéria Guimarães Moreira |
Educação Financeira Crítica e a Tomada de Decisões de Consumo de Jovens-Indivíduos-Consumidores | |
André Bernardo Campos |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E TECNOLOGIA: espaços para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos da Educação de Jovens e Adultos | |
LUCIANO PECORARO COSTA |
A noção de infinito na educação básica: reflexões e proposta | |
Luiz Marcos Cavalcanti Pereira |
Livros Didáticos e uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino de Funções | |
Rodrigo Ernesto Schroer |
Possibilidades de relação entre sujeito e o conhecimento matemático: práticas sociais e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem | |
Carla Cristina Pompeu |
A Lei dos Cossenos no Ambiente GeoGebra | |
Lidiane Ferreira Nunes |
O Ensino da Análise Combinatória em Sala de Aula, a Partir de Situações-Problema e Sob uma Abordagem Histórica | |
Antonio Carlos Bastos |
A matemática como instrumento potencializador na Educação de Jovens e Adultos: propostas e desafios para Educação Profissional | |
ROSANGELA CARDOSO SILVA BARRETO |
A Política Curricular de Matemática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: significados recontextualizados | |
Anderson Martins Corrêa |
Um Diagnóstico da Aprendizagem das Elipses no Ensino Médio | |
José Cícero Santos |
Compreensão de Ideias Essenciais ao Ensino-Aprendizagem de Funções via Resolução, Proposição e Exploração de Problemas | |
Ledevande Martins da Silva |
Experiências colaborativas: construção de projetos interdisciplinares e relações de poder no espaço escolar | |
Marciano Almeida Vieira |
GD4 – Educação Matemática no Ensino Superior
Ensino de Derivadas em Cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra | |
JOSÉ CIRQUEIRA MARTINS JÚNIOR |
Ensino e Aprendizagem da Geometria Analítica em Cursos de Engenharia e os Estilos de Pensamento Matemático. | |
Eloiza Gomes |
Matemática Discreta na Formação do Tecnólogo em Análise de Sistemas: desafios, possibilidades e perspectivas didático-pedagógicas | |
Jefferson Biajone |
O ensino dos números irracionais na formação do professor de matemática | |
Geraldo Claudio Broetto |
Obstáculos Epistemológicos e o Desenvolvimento do Conceito de Limite de Sequências e Séries | |
William Vieira |
O Uso do Software GeoGebra no Ensino de Conceitos da Análise Real | |
Lucas Carato Mazzi |
O QUE PENSAM FUTUROS ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO A RESPEITO DO PESO DA ESTATÍSTICA NA SUA PROFISSÃO | |
Geraldo Bull da SIlva Junior |
Aspectos Epistemológicos da Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral: um panorama sobre dissertações, teses e artigos. | |
wagner marini |
Formação de Jornalistas e Matemática: contextos e aproximações | |
Luciana Hiromi Yamada da Silveira |
Michel Foucault e a Coragem da Verdade: uma reflexão sobre o professor parresiasta | |
Nadia Regina Baccan Cavamura |
Mapeamento da Disciplina de Análise nos Cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil e uma Proposta de Plano de Ensino | |
Luciano Duarte Silva |
Conceito de derivada: uma proposta de ensino-aprendizagem para alunos em dependência na disciplina de Cálculo I | |
MESSENAS MIRANDA ROCHA |
A Construção de Conhecimentos sobre o Ensino de Álgebra em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo | |
Sra Daniela Miranda Fernandes Santos |
Atividades de construção e interpretação de gráficos com o uso do GeoGebra no ensino de Cálculo Diferencial e Integral I | |
Márcio Gama Ricaldoni |
Formação de Indígenas nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Roraima | |
Michael Lopes da Silva Rolim |
GD5 – História da Matemática e Cultura
O Infinito pela Arte: pinceladas de uma pesquisa | |
Cássia Aline Schuck |
O Espaço-Tempo e a Pintura Abstrata: apontamentos para uma pesquisa em Educação Matemática | |
JOÃO CARLOS PEREIRA DE MORAES |
Formação de Professores Leigos: um estudo historiográfico sobre as Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul | |
KÁTIA GUERCHI GONZALES |
Uma História da Matemática Escolar no Amazonas: 1851 – 1900 | |
Tarcisio Luiz Leão e Souza |
TERRAS DE PRETO: a etnomatemática das comunidades remanescentes de quilombos do município de Alcântara, estado do Maranhão | |
Raimundo Santos de Castro |
Ensino da História e Cultura Afro- Brasileira e Africana: professores paranaenses falando sobre a implementação da lei nas aulas de matemática | |
Josiane Fatima Kolodzieiski |
Geometria e Desenho nos Grupos Escolares Catarinenses: uma proposta de pesquisa | |
Thaline Thiesen Kuhn |
A CONSTITUIÇÃO de UMA NOVA MATÉRIA ESCOLAR no CURSO PRIMÁRIO PAULISTA: as formas | |
Claudia Regina Boen Frizzarini |
A História da Matemática no Processo Educativo: concepções e perspectivas | |
Clovis Lisboa Santos |
Análise do Livro Didático de Matemática: “Rechenbuch Für Deutsch-Brasilianiche Volksschulen” de Ferdinand Hackbart, Konrad Glaus e Hermann Lange, 1º Volume. | |
Arildo Castelluber |
A Etnomatemática de Teresa Vergani: do estudo de seu memorial à análise de sua Obra | |
Débora Eloísa Nass Kieckhoefel |
A Tabuada nas Séries Iniciais em Diferentes Tempos Pedagógicos: Ensino Ativo, Escola Ativa, MMM e em Tempos Atuais | |
Dirce Lurdes Pires Rodrigues |
A Matemática nas Tendas dos ciganos Calons | |
Beatriz Cezar muller |
O Método Papy no Colégio de São Bento: um olhar sobre os motivos de sua adoção | |
Leticia Maria Ferreira da Costa |
A Matemática no Conselho Federal de Educação: Resgate de uma trajetória e as concepções sobre uma disciplina. | |
Everaldo Paulo da Silva |
A Educação Matemática na Formação de Professores de Matemática das Ilhas de Abaetetuba/PA | |
Marcos Marques Formigosa |
Os Testes ABC de Lourenço Filho: a ciência experimental e a psicologia no processo de aprendizagem matemática | |
Ieda Bassinello |
Desdobramentos de uma Formação em Etnomatemática em práticas curriculares | |
Caroline Mendes Passos |
Um Projeto de Pesquisa Sobre o Livro "O mais antigo documento mathematico conhecido (papyro Rhind)" | |
Juliana Martins |
Práticas de Professores de Matemática em Cursos de EJA nas Séries Finais do Ensino Fundamental em Betim-MG no Período de 1988-2007 | |
Ana Rafaela Correira Ferreira |
Como Ottavio Fabri, Funcionário do Governo Veneziano do Século XVI, Resolvia Problemas de Medição de Alturas, Utilizando um Esquadro Móvel? | |
Andressa Cesana |
O SIGNIFICADO DO CONCEITO DE FUNÇÃO. | |
Lívia Oliveira Vasconcelos |
A Resolução de Problemas no Programa dos Grupos Escolares paulistas de 1925. | |
Wellington Pereira das Virgens |
O Ensino de Matemática no Colégio Taylor Egídio: uma análise dos diários de classe. | |
Malú Rosa Brito Gomes |
EXPLORANDO A ARQUITETURA VERNACULAR AFRICANA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Fabiana Pereira Oliveira |
Curso de Formação de Professores Primários da Escola Normal de Caetité – Ba no Período de 1925 a 1940: Análise das Transformações Curriculares do Ensino de Matemática | |
marcio oliveira desquivel |
O Desenho e a Geometria no Ensino Primário Brasileiro no período de 1890 a 1970 | |
Marcos Denilson Guimarães |
Incomensurabilidade e Número Irracional: a antifairese como interface entre o geométrico e o aritméticoEducação Matemática | |
Fernando Augusto da Silva Souza |
Conhecimentos Matemáticos na Feira Livre em um dos Bairros de Natal/RN: uma Análise à Luz das Concepções D’ambrosianas de Etnomatemática | |
José Nílson Morais |
Um Estudo Preliminar do Trattato del Radio Latino: Possíveis Contribuições para a Articulação entre História da Matemática e Ensino | |
Nara Di Beo |
Curso de Matemática no Espírito Santo: os primeiros vestígios de uma formação superior específica para professores de matemática | |
Marina Gomes dos Santos |
Uma Análise da História da Matemática Apresentada nos Planos de Aulas para o Ensino Fundamental no “Espaço da Aula” do Portal do Professor (MEC) | |
Rosana Rodrigues da Silva |
Análises Iniciais na Esfera Contextual do Papel dos Instrumentos Matemáticos do Século XVI | |
Ana Rebeca Miranda Castillo |
A História da Matemática e a Etimologia de seus Termos como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem | |
Léa Paz da Silva Feliciano |
A Matemática para os Futuros Comerciantes na Cidade de São Luís do Século XIX | |
Waléria Soares |
GD6 – Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
O uso de OA no trabalho com Álgebra: as estratégias dos alunos ao usar objetos de aprendizagem como recurso nas aulas de Matemática | |
Bruna Derossi |
O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Aula de Cálculo 1 a Distância | |
Helber Formiga Almeida |
UM PROJETO DE APLICATIVO MÓVEL PARA ENTENDER O CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA | |
Hugo José Nascimento |
Ensino e Aprendizagem da Geometria Espacial por Mediação do Software Cabri 3D | |
Joselito da Silva Bispo |
Mapeamento de laboratórios de informática nas escolas públicas e suas utilizações efetivas no ensino da Matemática | |
Patrícia Benevides de Oliveira |
Provas e Demonstrações na Aprendizagem da Geometria no Ensino Médio Utilizando o Aplicativo GeoGebra | |
Marcella Luanna Silva Lima |
Os indícios da existência do coletivo formado por seres-humanos-com-Lousa-Digital e a produção do conhecimento matemático: um projeto de pesquisa | |
Laíza Erler Janegitz |
A lousa digital no fundamental I: formas de utilização no ensino da Matemática | |
Mariana da Silva Nogueira Ribeiro |
A História da Matemática como Recurso Pedagógico: uma Análise Hermenêutica na Formação Inicial de Professores de Matemática | |
ana jimena lemes |
Uma Experiência de Formação Continuada em Serviço: a integração da tecnologia digital na prática pedagógica de um professor de matemática | |
Tatiani Garcia Neves |
Calculadoras em sala de aula: sob a égide de Vygotsky e Bakhtin | |
Wagner da Silveira Marques |
Geogebra na Aula de Matemática: uma proposta para a formação e prática docente | |
Renan Marques Pereira |
O uso das tecnologias informáticas sob a ótica dos professores de matemática | |
Franciele Taís de Oliveira |
Uma Proposta de Ensino de Matemática Através de Rede Social Facebook. | |
Eduardo Meliga Pompermayer |
Sistemas de Equações Lineares: Uma proposta de atividades com abordagem de diferentes registros de representações semióticas. | |
Nilza Aparecida Freitas |
Formação de Professores de Matemática em Serviço e Uso da Lousa Digital | |
Sérgio Freitas Carvalho |
O Uso de Laptops Educacionais nas Aulas de Matemática em Escolas do Mato Grosso do Sul | |
Jonas Lobato Vermieiro |
Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos com o Cálculo Integral em Volumes de Figuras Sólidas Utilizando o Geogebra 3D | |
Janaína Cardoso da Silva |
Introdução ao Conceito de Função: uma discussão a partir de uma proposta com o software SimCalc no Ensino Fundamental | |
Robson dos Santos Ferreira |
DESIGN DE CYBERPROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Fabiane Fischer Figueiredo |
CYBERFORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES PARA O PIBID | |
Rosangela Ferreira Prestes |
Aprendizagem em um Ambiente Construcionista na Modalidade de EaD: explorando conceitos de Derivadas com uma turma de Licenciatura em Matemática | |
Vanessa Rodrigues Lopes |
O Estudo de Funções no Ensino Médio com o Freeware Winplot:construção de um mediador no processo de ensino e aprendizagem | |
Cleverson Vidal Esteves |
O Uso de Tecnologias Digitais na Cyberformação de Professores de Matemática: como se mostra a criatividade? | |
Douglas Martins Dantas |
UTILIZAÇÃO DAS TDICs EM ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DA BAHIA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Elias Antonio Almeida da Fonseca |
Orquestrações Instrumentais na Tutoria Online: explorando as representações semióticas da geometria analítica | |
Rosilângela Lucena |
VMT-Chat e Licenciandos em Pedagogia: estudo das interações virtuais na resolução de tarefas de combinatória | |
Aline Terra Salles |
Internet e Educação Matemática: primeiras aproximações | |
Ricardo Oliveira Mendes |
Um Estudo sobre Álgebra Linear, Tecnologias Digitais e Educação a Distância Online | |
Aparecida Santana de Souza Chiari |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA FORMADO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA | |
julio robson azevedo gambarra |
O GeoGebra e as TIC nas Aulas de Matemática: uma análise das reflexões de professores participantes de um curso de formação continuada | |
Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela |
Um Estudo de Caso sobre a Formação de Conceitos de Geometria com o Software Geogebra em uma Turma do 1º do Ensino | |
Tattiana Fernandes de Oliveira Melo |
Materiais Virtuais Interativos facilitando o ensino da Matemática na Educação Básica | |
Jorge Dias Ferreira |
A Aprendizagem de funções por meio de um Ambiente Colaborativo Online | |
Roberto Mariano de Araújo Filho |
Tecnologias digitais e a produção de conhecimento acerca de funções de várias variáveis | |
Fabio Luiz de Oliveira |
O Jogo QUIZ: uma análise do desempenho dos estudantes em questões de raciocínio lógico e algumas relações interativas e motivacionais | |
David Paolini Develly |
Robótica Educacional: (re) construindo Saberes Matemáticos via Tecnologias Intelectuais | |
Edvanilson Santos Oliveira |
Um Olhar Reflexivo na Formação Contínua de Professores de Matemática do Ensino Básico por meio da Educação Online | |
Adriana Santos Sousa |
Uma Proposta de Tarefas para aprendizagem sobre Transformações no Plano em um Ambiente Virtual Colaborativo | |
Andreia Carvalho Maciel Barbosa |
AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) | |
Débora Pelli |
Ensino da Estatística na Educação Básica: Ferramenta Computacional como proposta para o processo pedagógico | |
José Carlos Coelho Saraiva |
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE CÔNICAS COM O USO DA LOUSA DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Mirian José da Silva |
GD7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática
A Formação Continuada de Professores de Matemática e Práticas Colaborativas: algumas implicações em sala de aula | |
Juliana Ferreira Sousa Pardim |
Educação Matemática em Cascavel: memórias e cenários da formação docente | |
Sandra Banak Varela |
O Pró-Letramento em Matemática: compreensões do professor-tutor sobre as ideias iniciais da matemática | |
Laynara dos Reis Santos Zontini |
UFPR Litoral: Inovando na formação de professores? | |
Silvana Matucheski |
Relações entre professores de Matemática e materiais que apresentam o currículo de Matemática | |
simone bueno |
Práticas Reflexivas Colaborativas na Formação Continuada de Professores de Matemática para a Utilização da TIC | |
Suelen Masson Zeraik |
Os Pressupostos Freireanos nas Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática | |
Neomar Lacerda da Silva |
Etnomatemática na Formação Continuada de Professores: contribuições para ideias matemáticas da educação infantil | |
Patricia romão Ferreira |
Evasão no curso de Matemática: um olhar Foucaultiano sobre o caso específico da Universidade Estadual de Maringá | |
Luciano Ferreira |
Os Ginásios Vocacionais Estaduais: uma proposta da educação paulista na década de 1960. | |
Maria Eliza Furquim Nakamura |
ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO DE GEOMETRIAS NA PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Talita Secorun dos Santos |
Saberes Docentes Elaborados na Formação Inicial e na Prática Docente do Professor de Matemática no Contexto da Educação de Jovens e Adultos | |
Jackelyne Souza Medrado |
A Trajetória de Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: uma discussão inicial | |
jonata ferreira moura |
Uma Compreensão sobre a Formação de Professores de Matemática em Cuiabá - MT | |
Bruna Camila Both |
Saberes de Professores da Educação Infantil: reflexões sobre a educação matemática para crianças de 3 a 6 anos | |
Maria José Silva Rocha |
A Formação Inicial do Professor de Matemática: saberes docentes e a afetividade dos alunos em estágio supervisionado | |
Angelita de Souza Leite |
Fragmentos do Magistério: sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática na Região de São José do Rio Preto/SP | |
Marinéia Santos Silva |
Trabalhando o Alfabetismo Funcional em Matemática Básica com Pescadores Artesanais de Cabedelo no Estado da Paraíba | |
Neyr Muniz Barreto |
Formação de professores no início da carreira docente que ensinavam matemática em Campo Grande/MS: um olhar para práticas “informais” entre as décadas de 1980 e 1990. | |
Viviane Ramos Gomes Gaspar |
A Construção de um Cenário da Formação Matemática em uma Escola Normal em Campo Grande/MS: os procedimentos metodológicos mobilizados na pesquisa | |
Ana Carolina de S. R. dos Reis |
Jogos Envolvendo Números Inteiros: Um Episódio na Classe de Sandra | |
Simone Cristina do Amaral Porto |
A Análise Combinatória na Formação de Professores que Ensinam Matemática: um estudo diagnóstico | |
Francis Miller Barbosa Moreira |
As Diferentes Concepções de Frações dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UESC | |
Bruno Pereira Pinheiro |
Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH): investigação de suas potencialidades na formação de professores de matemática | |
marcos roberto da silva |
A Produção de Significados na Construção dos Números Reais | |
Mariana dos Santos Cezar |
A Prática de Ensino de Matemática: História, políticas públicas e o caso da licenciatura a distância da UFOP | |
Marília Zabel |
As Transformações Geométricas nos Currículos Prescritos de Matemática para o Ensino Fundamental (1930 – 2010) | |
Júlio César Deckert da Silva |
O Papel da Constituição de Grupos Colaborativos na Formação Inicial de Professores que Ensinam Frações | |
Marlene Menegazzi |
Licenciandos em Matemática: Concepções, Memórias e Escolha Profissional | |
Thaís Leal da Cruz Silva |
A práxis intercultural na construção da educação escolar indígena de Aracruz/Espírito Santo | |
Ozirlei Teresa Marcilino |
Refletindo a Partir da Prática e da Formação Inicial: Contribuições da Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos no Estágio Supervisionado | |
Mirian Raquel Alves da Silva |
Sentidos e Significados Manifestos por Licenciandos e Professores que Ensinam Matemática ao Produzirem Atividades de Ensino na Perspectiva Lógico-Histórica | |
João Paulo Rezende |
Jogos de Combinatória: Uma proposta para a formação inicial de professores | |
Jose Carlos Thompson Silva |
A Formação Matemática no Curso de Pedagogia: algumas reflexões | |
Patrícia Corrêa Santos |
Formas e conteúdos da formação continuada: componentes do movimento de mudança de sentido pessoal do professor que ensina Matemática | |
Anelisa Kisielewski Esteves |
A Formação do Conhecimento Algébrico de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais: busca de pesquisas que tratam do tema | |
Adriano Morais Martins |
Pibid/Ifes: saberes da experiência docente na formação Inicial do professor de matemática | |
Anna Christina Alcoforado Corrêa |
Análise de Conhecimentos Algébricos de Professores que ensinam Equação: algumas reflexões. | |
Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira |
Psicologia e suas Contribuições na Formação do Educador Matemático. | |
Gianete Dutra Meira |
Interlocuções entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e a constituição do sujeito infantil contemporâneo | |
Alice Stephanie Tapia Sartori |
Professoras que ensinam matemática para crianças em formação continuada num grupo de estudos: narrativas e reflexões | |
Lydia Marcia Braga Bazet |
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA NA ELABORAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Paulo Henrique Rodrigues |
Pró-Letramento em Matemática: contributos de um programa de formação continuada | |
Adriane Elisa Dombrowski |
Elaboração de problemas combinatórios por professores do Ensino Fundamental e Médio | |
Maria de Jesus Gomes da Cunha |
A Álgebra e o Conhecimento Específico para o Ensino: procedimentos e objetos | |
Maria Cristina Costa Ferreira |
O Trabalho com a Análise da Produção Escrita: Uma (Re)Construção de Conhecimentos Específicos de Professores de Matemática | |
Darlysson Wesley da Silva |
POTENCIALIDADES DO ESPAÇO FORMATIVO DO PIBID/MATEMÁTICA COM AS COMUNIDADES DE PRÁTICA | |
MÁRCIO UREL RODRIGUES |
A CADES e suas Contribuições para a Formação de Professores de Matemática no sul de Mato Grosso nas Décadas de 1950 a 1970 | |
Marcos Henrique Silva Lopes |
Cyberformação de professores de matemática mobile | |
João Paulo Caldeira |
O Ensino de Matemática Articulado a Educação do Campo: a dimensão social e política do ensino e a luta por uma educação emancipatória | |
Aldinete Silvino Lima |
Contextos Culurais: quais são as possibilidades que se apresentam em um processo de Cyberformação com professores de matemática? | |
Solange Mussato |
Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos | |
Anderson Afonso da Silva |
Da Intenção à Implantação: os enfrentamentos do professor paulista frente à Proposta Curricular de Matemática da década de 1980 | |
Juliana Aparecida Rissardi Finato |
Um Estudo Sobre Conhecimentos de Professores de Matemática que Analisam Produções Escritas em Matemática | |
Mauro Luis Borsoi Britto |
Uma proposta, um mapeamento: formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte | |
Marcelo Bezerra de Morais |
Refletindo sobre a Formação Inicial e o Ensino-Aprendizagem de Álgebra a partir da Experiência no PIBID | |
Euléssia Costa Silva |
Formação Continuada de Professores de Matemática: o caso dos egressos do PROFMAT | |
José Vilani de Farias |
Análise dos Conceitos Mobilizados pelos Professores de Matemática da Educação Básica no Ensino de Simetria: um estudo baseado na análise dos resultados das provas Brasil/SAEB | |
Bárbara Passadore |
As Demandas de Formação Matemática do Professor dos Anos Iniciais e o Currículo do Curso de Pedagogia: a compatibilidade é (im)possível? | |
Maria de Lourdes Melo Reis Maia |
Formação de Professores Formadores: concepções e práticas na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Matemática do curso de Pedagogia. | |
Ana Cristina Gomes Jesus |
A Influência das Políticas Públicas na Formação Docente no Ensino da Matemática. | |
Michele Souza Silveira |
Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes Sobre Práticas Avaliativas nos Cursos de Licenciatura em Matemática | |
Nilson de Matos Silva |
Projeto de Pesquisas: Meta-análise de Pesquisas Brasileiras sobre Álgebra na Licenciatura em Matemática | |
Marcia Stochi Veiga |
Princípios e práticas de organização na formação de professores que ensinam matemática: elementos de apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino. | |
Neiva Nazareth Silva |
A Formação do Professor de Matemática: Um Estudo Sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos Números Racionais. | |
Debora Silva Souza |
A participação de professores na elaboração de materiais curriculares em um contexto colaborativo | |
Wedeson Oliveira Costa |
A (Re)construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos Professores De Matemática | |
Etienne Lautenschlager |
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO – PUC/SP: UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
wanusa rodrigues ramos |
ESTUDO DAS INEQUAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA | |
Adil Ferreira Magalhães |
GD8 – Avaliação em Educação Matemática
Dificuldades e Erros em Matemática de Alunos do 1º Ano da Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio na Modalidade Integrada: reflexões e desafios | |
Maria Luisa Perdigão Ramos |
Práticas de Avaliação e Aprendizado Docente: um estudo de caso com professores de matemática do ensino superior | |
Marta Borges |
Concepções sobre Avaliação e Práticas Avaliativas de um Professor de Matemática do Ensino Médio: análises de possíveis (con)tradições | |
Deise Maria Xavier de Barros Souza |
O impacto e a Utilização dos Resultados das Avaliações do PROEB no Cotidiano Escolar e nas Ações do Professor de Matemática | |
Carolina Lima Gouvêa |
Relação do Estudo de Perfil Conceitual e a Elaboração de Avaliações sobre Equações | |
Thais Helena Inglêz Silva |
Avaliação em Larga Escala: concepções de Professores que Ensinam Matemática | |
André Ricardo Cola |
Análise da Produção Escrita de Estudantes do Ensino Fundamental I em Questões Não-rotineiras de Matemática | |
Diego Barboza Prestes |
Reinvenção Guiada: um estudo | |
Gabriel dos Santos e Silva |
GD9 – Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
Investigando os Significados e as Tomadas de Decisão de Indivíduos-Consumidores em um Curso de Orçamento e Economia Doméstica | |
Adilson Rodrigues Campos |
O Movimento das Pesquisas em Educação Matemática Relativos à Educação Financeira Escolar | |
Rodrigo Martins de Almeida |
AUTOCONCEITO, ATITUDE E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE ALGUMAS RELAÇÕES | |
Renata Sossai Freitas |
UMA PROPOSTA DE CURSO DE SERVIÇO PARA A DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
Dejair Frank Barroso |
A Teoria das Inteligências Múltiplas em uma Abordagem Educacional para a Aprendizagem dos Conceitos de Fração | |
Liliane Giglio Canelhas de Abreu Segeti |
A palavra e a letra na álgebra e suas ambiguidades na linguagem matemática | |
Flávio Souza Pires |
CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EJA-IFES: um olhar na transposição didática | |
JULIO CEZAR PAGIO |
Aprendizagem Significativa: o uso de um software matemático no ensino de função | |
Ângelo Gustavo Mendes Costa |
GD10 – Modelagem Matemática
Utilizando a Modelagem Matemática no processo de ensino para a aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental sob uma perspectiva de Educação Matemática | |
Laércio Conceição Pedrosa Nogueira |
Uma abordagem para o ensino da função seno utilizando modelagem | |
Ricardo Ferreira dos Santos |
Ambientes de Aprendizagem de Modelagem Matemática em Foco: o debate sobre a dualidade formação geral / formação técnica no ensino profissionalizante | |
Celio Roberto Melillo |
TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO E MODELAGEM MATEMATICA | |
Angela Afonsina Souza Barbosa |
Educação CTS em livros didáticos: da análise à aproximação com a modelagem matemática | |
betina cambi |
Modelagem Matemática com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de duas diferentes escolas | |
Janaina Ramos Ziegler |
Práticas Algébricas no Contexto da Modelagem como Perspectiva Pedagógica | |
Fabian Posada Balvin |
Compreendendo a Relação Matemática/Realidade em Atividades de Modelagem na Educação Matemática | |
Ana Paula Rocha |
Alunos e seus ciclos de Modelagem Matemática | |
Ana Paula Zanim Lorin |
Potencialidades da Modelagem Matemática na construção do conhecimento matemático no Ensino Médio Politécnico. | |
Rodrigo Soares Saraiva |
Modelagem Matemática Online: O papel do professor | |
Jeannette Galleguillos |
Modelagem Matemática: uma alternativa para promover a mobilização de conhecimentos tácitos e explícitos | |
Bruna Prane |
GD11 – Filosofia da Educação Matemática
As Contribuições da História da Matemática na Compreensão dos Conceitos e das Aplicações da Derivada: Uma Abordagem Heurística | |
valteni douglas chaves |
O Recurso de Demonstração em Livros Didáticos de Diferentes Níveis do Ensino de Matemática | |
Karine Deus |
Paradoxo de Zenão: Complementaridade entre diferentes interpretações e negação das interpretações | |
Lúcia Cristina Silveira Monteiro |
Um Solo em Constituição, Compreendendo uma Licenciatura em Matemática a Distância. | |
Flávio de Souza Coelho |
A Fenomenologia no Movimento de Pesquisa em Educação Matemática | |
Jamur Andre Venturin |
Educação para a Cidadania: contribuições da Educação Matemática Crítica | |
Manuella Heloisa de Souza Carrijo |
A Relação entre Matemática e Linguagem com Base na Comparação das Semióticas de Peirce e de Saussure | |
Jane Carmem Magalhães |
GD12 – Educação Matemática e Inclusão
Surdos e Ouvintes operando frações: semelhanças, diferenças? | |
ELIZABETE L DA SILVA |
A atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no ensino fundamental | |
Ana Carolina Machado Ferrari |
Uma proposta avaliativa de inclusão de alunos surdos na aula de Matemática | |
Kátia Parreira Brettas |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM OLHAR PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINAS | |
Erica Rosa |
As contribuições de Galperin na construção do Pensamento Geométrico do Aluno Surdo | |
Thamires Belo de Jesus |
Produção de Material Didático de Matemática Adaptado para Alunos com Deficiência Visual | |
Talita de A. Tostes |
Integração Curricular em um Curso Técnico Integrado com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir das Comunidades de Prática | |
Alex Jordane |
Análise da aprendizagem de conceitos básicos de probabilidade de estudantes cegos e videntes mediada por uma maquete tátil | |
MÁRCIA ALESSANDRA GUIMARÃES |
Explorando possibilidades da tecnologia informática crianças surdas | |
Amanda Queiroz Moura |
Aprender Matemática brincando: um jogo de razão e proporção para videntes e cegos | |
Natalia Souza |
A Apropriação do Conceito de Derivadas por um aluno cego: Uma abordagem segundo Vygotsky | |
Sandro salles gonçalves |
Apropriação de Práticas de Letramento e de Numeramento no ProJovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) | |
Viviane Cabral |
O ALUNO SURDO E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO NA COMPREENSÃO DO ENUNCIADO MATEMÁTICO | |
Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento |
Reelaboração de materiais didáticos de matemática a partir de interações e diálogos com educandos Jovens e Adultos | |
André Vicente Salazar |
Deficiente Visual e a Construção da Ideia de Função | |
Nilza dos Santos Rodrigues Cézar |
(Des)Caminhos de uma Criança Especial numa Sala de Matemática: do currículo prático à prática do currículo. | |
JANIVALDO PACHECO CORDEIRO |
Percepção dos Alunos sobre a Inclusão no Proeja através do Material Didático de Matemática | |
Marcia Brandão Santos Cade |
A Inclusão do Deficiente Visual no Ensino de Matemática: um estudo de caso etnográfico numa escola do ABC paulista | |
Lucas Ramos Lourenço |
Formação de Professores que Ensinam Matemática Sob uma Perspectiva Inclusiva com Alunos Cegos | |
Andréa Andrade Moura |
Educação Matemática e Inclusão no Ensino Médio: explorando possibilidades | |
Cátia Aparecida Palmeira |
GD13 – Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
Contribuições da Utilização do Ambiente Virtual AVALE-EB para a Formação do Conceito de Variabilidade no Ensino Médio | |
Mário Marcos Araújo Moreno |
Ensino de Probabilidade e Estatística: o Mapeamento da Pesquisa no Brasil | |
Rodrigo Medeiros dos Santos |
LETRAMENTO PROBABILÍSTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar para o conhecimento do professor | |
José Ivanildo Felisberto de Carvalho |
Noções de probabilidade em uma perspectiva interdisciplinar: uma proposta de sequência de atividades para a educação básica | |
Reinaldo Amirato Dias |
Professores Desenvolvendo Compreensões sobre Amostragem com o Software TinkerPlots | |
Maria Niedja Pereira Martins |
Registros de Representações Semióticas no Ensino de Probabilidade Condicional | |
Fábio Francisco Oliveira |
O Senso Crítico em Situações de Interpretação de Dados Estatísticos | |
Tamires Nogueira Queiroz |
Estudantes manipulando dados com o Software Tinkerplots: um foco na compreensão de probabilidade | |
Gleidson Oliveira Souza |
Análise da construção de Pictogramas no contexto da aprendizagem de conceitos básicos de Probabilidade | |
Flávia Batista Santos |
Apoio | Realização |
| |