Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A CADES e suas Contribuições para a Formação de Professores de Matemática no sul de Mato Grosso nas Décadas de 1950 a 1970

Marcos Henrique Silva Lopes

Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


A presente pesquisa, que está em fase inicial de desenvolvimento, objetiva compreender a constituição da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), que vigorou no país no período de 1953 a 1971, e suas contribuições para a formação de professores que ensinaram Matemática no Ensino Secundário, no sul do estado de Mato Grosso, atualmente estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, daremos foco às obras relacionadas à formação matemática desses professores, que foram produzidas e/ou publicadas essa Campanha. Dentre os materiais encontrados, procederemos uma análise do livro Como ensinar Matemática no curso ginasial: manual para orientação do candidato a professor de curso ginasial no interior do Brasil, sob a perspectiva do Referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade, desenvolvido por Thompson (1995).


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.