Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

GD1 – Educação Matemática nos anos Iniciais

Análise da constituição e produção de um Grupo Colaborativo e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Fundamental
Simone de Melo Sessa
O Professor Polivalente e a Construção da Linguagem Matemática: o Resgate do Ensino de Geometria, do Aspecto Experimental à Abstração do Pensamento
Antonia Givaldete Silva
Jogos no processo de ensino de matemática no primeiro segmento da educação de jovens e adultos (EJA)
Jessica de Brito
Como Podemos Ensinar a Multiplicação e Divisão para Alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental com o Auxílio do “Segredo dos Números”
Juneor dos Santos Brehm
Geometria nos Anos Iniciais: relação entre professores e materiais curriculares
Débora Reis Pacheco
Figuras Bidimensionais e Tridimensionais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos livros didáticos.
Laís Cristina Bardini
O Processo de Aprendizagem da Matemática com o Auxílio dos Softwares Educativos: uma experiência com alunos do 5º ano do fundamental I
Aline Pereira de Queiroz Ferreira
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE EM AULAS DE MATEMÁTICA
Bernadete Veronica Hoffman
As Influências da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte nas Práticas Pedagógicas em Matemática de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Fernanda de Fátima Fazzi
FORMAÇÃO CONTINUADA E O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Neuraídes Ribeiro Silva Ferreira
O Ensino de Quadriláteros Proposto em uma Coleção de Livros Didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise na perspectiva da TAD.
Márcia Melo
Os conteúdos curriculares previstos para o ciclo de Alfabetização Matemática na formação-atuação do professor da rede pública municipal de São Paulo
Julio Cesar Augustus de Paula Santos
Aulas de Matemática Possibilitando um contexto favorável à problematização e Produção de Registros Orais e Escritos
Katia Gabriela Moreira
Um Olhar na Formação dos Conceitos de Divisão
Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva
Os Processos Heurísticos e a Resolução de Problemas Matemáticos
Aline Cristina Cybis
Um Diagnóstico de Estratégias Espontâneas de Cálculo Mental
Daniel Moreira dos Santos

GD2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Os Números Binários e os Livros Didáticos de Matemática
herman lago mendes
Ensino e Aprendizagem de Matemática e Educação do Campo em uma Escola Comunitária Rural
Cidimar Andreatta
O uso da Leitura e da Escrita na Interpretação e Resolução de Problemas Matemáticos: leitura e escrita na Matemática
Ana Paula Krein Müller
Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos por meio de situações didáticas
Tarcísio Rocha dos Santos
Construindo Significados para o x do Problema
Márcia Azevedo Campos
Material Didático Manipulável no Ensino de Matemática para Atletas
Viviane Ferreira
Contribuições do Uso de Representações Semióticas no Ensino de Sistemas de Equações no Ensino Fundamental
Michelsch João da Silva
O Estudo do Conceito de Incógnitas: compreensão desses conceitos por alunos do 8º ano do ensino fundamental
Maria Elizabeth de Oliveira Borges
Aproximações entre as Práticas Matemáticas do Turno e do Contraturno Escolar: um estudo com alunos de uma escola de jornada ampliada
André Augusto Deodato
A Produção de Significados dos Conceitos de Variável e Incógnita por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Mirian Angeli
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA POR MEIO DO JOGO
Gustavo Perini Amaral
A PRÁTICA DOCENTE DA MATEMÁTICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM
fernando grimaldi
Resolução de Problemas: abordagens em educação matemática
julio serafim moreira assis
O Desenvolvimento do Raciocínio Geométrico em Atividades Investigativas com Uso do Computador
Solange Sardi Gimenes
PENSAMENTO ALGÉBRICO: Equações no Ensino Fundamental
Antonia Zulmira Silva
A abordagem da Matemática Financeira nas escolas: uma proposta didática para EJA
Vanessa Albuquerque Laport
Resolvendo Problemas Matemáticos por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem
Neiva Althaus
Estratégias docentes para o ensino de Matemática em turmas heterogêneas
Gláucia Aparecida Vieira
Educação Matemática: Territórios Outros de Pesquisa
Simone Moura Queiroz
Matemática e Arte, Um Diálogo Possível: trabalhando atividades interdisciplinares no 8° ano do ensino fundamental
Rosiney de Jesus Ferreira
Uma Significação do Conceito de Função Baseado em Experiências da Vida de Alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental
Francislene Sales
Diferentes linguagens na Educação Matemática escolar: corpo,arte e Matemática
Simone Terezinha Ferrarezi
O Desenvolvimento do Senso Crítico à Luz da Educação Matemática Crítica: uma forma particular de pensamento e ação.
Flávia Moreira
A Produção de Dados em Pesquisa na Sala de Aula de EJA: reflexões e desafios à pesquisadora
Raquel Fernandes Gonçalves Machado
ABORDANDO GEOMETRIA POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Fernanda Eloisa Schmitt
A Recuperação Intensiva do Ensino Fundamental: a opinião de professores de Matemática sobre o erro do aluno
Ana Cristina da Silva Ambrosio
Uma Perspectiva Conceitual para o Ensino das Estruturas Aditivas e Multiplicativas na Transição do 5º para o 6º anos do Ensino Fundamental
Sandra Maira Zen Zacarias
O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas: Investigando estratégias em um estudo piloto
Louise dos Santos Lima
Gestão escolar e educação matemática: a importância do gestor escolar público municipal como implementador da educação para o consumo consciente e da educação fiscal na comunidade escolar.
Roberto Mendonça Silva
Um Estudo Exploratório de Padrões com Alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental
Leandra Gonçalves dos Santos

GD3 – Educação Matemática no Ensino Médio

Inserção de Fractais e Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná: versões de uma mesma história
VIVIANE APARECIDA BAGIO
Provas e Demonstrações Matemáticas: usando o trabalho colaborativo como fio condutor para uma nova visão do resgate significativo destas ferramentas
Marconi Coelho Santos
Comunicação e Resolução de Problemas Utilizando o Modelo van Hiele para a Exploração Geométrica em Sala de Aula
Gilmara Gomes Meira
Livros Didáticos de Matemática e a Resolução de Problemas
Geovana Luiza Kliemann
Resolução de Problemas: uma exploração a partir de projetos interdisciplinares
Ana Paula Dessoy
Práticas Curriculares em torno da Disciplina Escolar Matemática no Ensino Médio: o caso de um Instituto Federal
ANTONIO DO NASCIMENTO GOMES
Educação financeira e ensino de matemática com estudantes do ensino médio, em uma escola no interior do Espírito Santo.
Alexsandra Alves Pereira
Um estudo de dificuldades na representação de funções numa perspectiva de articulação entre matemática e física
Rogério Cardoso Batista
Conhecimentos de Professores do Ensino Fundamental e Médio sobre o Uso do Princípio Fundamental da Contagem em Situações Combinatórias
Ana Paula Barbosa de Lima
Problemas Combinatórios Condicionais: como são explorados nos livros didáticos do Ensino Médio?
Pablo Egidio Lisboa da Silva
O Volume dos Sólidos Geométricos no Ensino Médio
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas
Investigando a autoeficácia matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com alunos do Ensino Médio de Divinópolis (MG)
Carolina Soares Rodrigues
Estudo Comparativo Entre Percepções de Estudantes do Ensino Regular e EJA Acerca de Questões Financeiras
Michelle Ribeiro Amorim
UM ESTUDO DAS CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O CURSO TÉCNICO DE METALURGIA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS
Adriana Piumatti de Oliveira
Formulação e Resolução de Problemas Geométricos a partir de Materiais Manipuláveis
Samilly Alexandre Souza
Análise de Conteúdos de Geometria Analítica em Livros Didáticos de Ensino Médio
Karen Tibursky Alves Ventura
Saúde Financeira: Educação Financeira Doméstica
Sra ROSILANE MOTTA DA SILVA
Problemas de Combinatória: um estudo de estratégias mobilizadas por uma turma de licenciandos em matemática
Renan Gustavo Araújo de Lima
A Mobilização do Conhecimento Matemático na Disciplina de Caldeiraria
Valéria Guimarães Moreira
Educação Financeira Crítica e a Tomada de Decisões de Consumo de Jovens-Indivíduos-Consumidores
André Bernardo Campos
MATEMÁTICA FINANCEIRA E TECNOLOGIA: espaços para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos da Educação de Jovens e Adultos
LUCIANO PECORARO COSTA
A noção de infinito na educação básica: reflexões e proposta
Luiz Marcos Cavalcanti Pereira
Livros Didáticos e uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino de Funções
Rodrigo Ernesto Schroer
Possibilidades de relação entre sujeito e o conhecimento matemático: práticas sociais e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem
Carla Cristina Pompeu
A Lei dos Cossenos no Ambiente GeoGebra
Lidiane Ferreira Nunes
O Ensino da Análise Combinatória em Sala de Aula, a Partir de Situações-Problema e Sob uma Abordagem Histórica
Antonio Carlos Bastos
A matemática como instrumento potencializador na Educação de Jovens e Adultos: propostas e desafios para Educação Profissional
ROSANGELA CARDOSO SILVA BARRETO
A Política Curricular de Matemática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: significados recontextualizados
Anderson Martins Corrêa
Um Diagnóstico da Aprendizagem das Elipses no Ensino Médio
José Cícero Santos
Compreensão de Ideias Essenciais ao Ensino-Aprendizagem de Funções via Resolução, Proposição e Exploração de Problemas
Ledevande Martins da Silva
Experiências colaborativas: construção de projetos interdisciplinares e relações de poder no espaço escolar
Marciano Almeida Vieira

GD4 – Educação Matemática no Ensino Superior

Ensino de Derivadas em Cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra
JOSÉ CIRQUEIRA MARTINS JÚNIOR
Ensino e Aprendizagem da Geometria Analítica em Cursos de Engenharia e os Estilos de Pensamento Matemático.
Eloiza Gomes
Matemática Discreta na Formação do Tecnólogo em Análise de Sistemas: desafios, possibilidades e perspectivas didático-pedagógicas
Jefferson Biajone
O ensino dos números irracionais na formação do professor de matemática
Geraldo Claudio Broetto
Obstáculos Epistemológicos e o Desenvolvimento do Conceito de Limite de Sequências e Séries
William Vieira
O Uso do Software GeoGebra no Ensino de Conceitos da Análise Real
Lucas Carato Mazzi
O QUE PENSAM FUTUROS ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO A RESPEITO DO PESO DA ESTATÍSTICA NA SUA PROFISSÃO
Geraldo Bull da SIlva Junior
Aspectos Epistemológicos da Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral: um panorama sobre dissertações, teses e artigos.
wagner marini
Formação de Jornalistas e Matemática: contextos e aproximações
Luciana Hiromi Yamada da Silveira
Michel Foucault e a Coragem da Verdade: uma reflexão sobre o professor parresiasta
Nadia Regina Baccan Cavamura
Mapeamento da Disciplina de Análise nos Cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil e uma Proposta de Plano de Ensino
Luciano Duarte Silva
Conceito de derivada: uma proposta de ensino-aprendizagem para alunos em dependência na disciplina de Cálculo I
MESSENAS MIRANDA ROCHA
A Construção de Conhecimentos sobre o Ensino de Álgebra em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo
Sra Daniela Miranda Fernandes Santos
Atividades de construção e interpretação de gráficos com o uso do GeoGebra no ensino de Cálculo Diferencial e Integral I
Márcio Gama Ricaldoni
Formação de Indígenas nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Roraima
Michael Lopes da Silva Rolim

GD5 – História da Matemática e Cultura

O Infinito pela Arte: pinceladas de uma pesquisa
Cássia Aline Schuck
O Espaço-Tempo e a Pintura Abstrata: apontamentos para uma pesquisa em Educação Matemática
JOÃO CARLOS PEREIRA DE MORAES
Formação de Professores Leigos: um estudo historiográfico sobre as Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul
KÁTIA GUERCHI GONZALES
Uma História da Matemática Escolar no Amazonas: 1851 – 1900
Tarcisio Luiz Leão e Souza
TERRAS DE PRETO: a etnomatemática das comunidades remanescentes de quilombos do município de Alcântara, estado do Maranhão
Raimundo Santos de Castro
Ensino da História e Cultura Afro- Brasileira e Africana: professores paranaenses falando sobre a implementação da lei nas aulas de matemática
Josiane Fatima Kolodzieiski
Geometria e Desenho nos Grupos Escolares Catarinenses: uma proposta de pesquisa
Thaline Thiesen Kuhn
A CONSTITUIÇÃO de UMA NOVA MATÉRIA ESCOLAR no CURSO PRIMÁRIO PAULISTA: as formas
Claudia Regina Boen Frizzarini
A História da Matemática no Processo Educativo: concepções e perspectivas
Clovis Lisboa Santos
Análise do Livro Didático de Matemática: “Rechenbuch Für Deutsch-Brasilianiche Volksschulen” de Ferdinand Hackbart, Konrad Glaus e Hermann Lange, 1º Volume.
Arildo Castelluber
A Etnomatemática de Teresa Vergani: do estudo de seu memorial à análise de sua Obra
Débora Eloísa Nass Kieckhoefel
A Tabuada nas Séries Iniciais em Diferentes Tempos Pedagógicos: Ensino Ativo, Escola Ativa, MMM e em Tempos Atuais
Dirce Lurdes Pires Rodrigues
A Matemática nas Tendas dos ciganos Calons
Beatriz Cezar muller
O Método Papy no Colégio de São Bento: um olhar sobre os motivos de sua adoção
Leticia Maria Ferreira da Costa
A Matemática no Conselho Federal de Educação: Resgate de uma trajetória e as concepções sobre uma disciplina.
Everaldo Paulo da Silva
A Educação Matemática na Formação de Professores de Matemática das Ilhas de Abaetetuba/PA
Marcos Marques Formigosa
Os Testes ABC de Lourenço Filho: a ciência experimental e a psicologia no processo de aprendizagem matemática
Ieda Bassinello
Desdobramentos de uma Formação em Etnomatemática em práticas curriculares
Caroline Mendes Passos
Um Projeto de Pesquisa Sobre o Livro "O mais antigo documento mathematico conhecido (papyro Rhind)"
Juliana Martins
Práticas de Professores de Matemática em Cursos de EJA nas Séries Finais do Ensino Fundamental em Betim-MG no Período de 1988-2007
Ana Rafaela Correira Ferreira
Como Ottavio Fabri, Funcionário do Governo Veneziano do Século XVI, Resolvia Problemas de Medição de Alturas, Utilizando um Esquadro Móvel?
Andressa Cesana
O SIGNIFICADO DO CONCEITO DE FUNÇÃO.
Lívia Oliveira Vasconcelos
A Resolução de Problemas no Programa dos Grupos Escolares paulistas de 1925.
Wellington Pereira das Virgens
O Ensino de Matemática no Colégio Taylor Egídio: uma análise dos diários de classe.
Malú Rosa Brito Gomes
EXPLORANDO A ARQUITETURA VERNACULAR AFRICANA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabiana Pereira Oliveira
Curso de Formação de Professores Primários da Escola Normal de Caetité – Ba no Período de 1925 a 1940: Análise das Transformações Curriculares do Ensino de Matemática
marcio oliveira desquivel
O Desenho e a Geometria no Ensino Primário Brasileiro no período de 1890 a 1970
Marcos Denilson Guimarães
Incomensurabilidade e Número Irracional: a antifairese como interface entre o geométrico e o aritméticoEducação Matemática
Fernando Augusto da Silva Souza
Conhecimentos Matemáticos na Feira Livre em um dos Bairros de Natal/RN: uma Análise à Luz das Concepções D’ambrosianas de Etnomatemática
José Nílson Morais
Um Estudo Preliminar do Trattato del Radio Latino: Possíveis Contribuições para a Articulação entre História da Matemática e Ensino
Nara Di Beo
Curso de Matemática no Espírito Santo: os primeiros vestígios de uma formação superior específica para professores de matemática
Marina Gomes dos Santos
Uma Análise da História da Matemática Apresentada nos Planos de Aulas para o Ensino Fundamental no “Espaço da Aula” do Portal do Professor (MEC)
Rosana Rodrigues da Silva
Análises Iniciais na Esfera Contextual do Papel dos Instrumentos Matemáticos do Século XVI
Ana Rebeca Miranda Castillo
A História da Matemática e a Etimologia de seus Termos como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem
Léa Paz da Silva Feliciano
A Matemática para os Futuros Comerciantes na Cidade de São Luís do Século XIX
Waléria Soares

GD6 – Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância

O uso de OA no trabalho com Álgebra: as estratégias dos alunos ao usar objetos de aprendizagem como recurso nas aulas de Matemática
Bruna Derossi
O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Aula de Cálculo 1 a Distância
Helber Formiga Almeida
UM PROJETO DE APLICATIVO MÓVEL PARA ENTENDER O CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA
Hugo José Nascimento
Ensino e Aprendizagem da Geometria Espacial por Mediação do Software Cabri 3D
Joselito da Silva Bispo
Mapeamento de laboratórios de informática nas escolas públicas e suas utilizações efetivas no ensino da Matemática
Patrícia Benevides de Oliveira
Provas e Demonstrações na Aprendizagem da Geometria no Ensino Médio Utilizando o Aplicativo GeoGebra
Marcella Luanna Silva Lima
Os indícios da existência do coletivo formado por seres-humanos-com-Lousa-Digital e a produção do conhecimento matemático: um projeto de pesquisa
Laíza Erler Janegitz
A lousa digital no fundamental I: formas de utilização no ensino da Matemática
Mariana da Silva Nogueira Ribeiro
A História da Matemática como Recurso Pedagógico: uma Análise Hermenêutica na Formação Inicial de Professores de Matemática
ana jimena lemes
Uma Experiência de Formação Continuada em Serviço: a integração da tecnologia digital na prática pedagógica de um professor de matemática
Tatiani Garcia Neves
Calculadoras em sala de aula: sob a égide de Vygotsky e Bakhtin
Wagner da Silveira Marques
Geogebra na Aula de Matemática: uma proposta para a formação e prática docente
Renan Marques Pereira
O uso das tecnologias informáticas sob a ótica dos professores de matemática
Franciele Taís de Oliveira
Uma Proposta de Ensino de Matemática Através de Rede Social Facebook.
Eduardo Meliga Pompermayer
Sistemas de Equações Lineares: Uma proposta de atividades com abordagem de diferentes registros de representações semióticas.
Nilza Aparecida Freitas
Formação de Professores de Matemática em Serviço e Uso da Lousa Digital
Sérgio Freitas Carvalho
O Uso de Laptops Educacionais nas Aulas de Matemática em Escolas do Mato Grosso do Sul
Jonas Lobato Vermieiro
Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos com o Cálculo Integral em Volumes de Figuras Sólidas Utilizando o Geogebra 3D
Janaína Cardoso da Silva
Introdução ao Conceito de Função: uma discussão a partir de uma proposta com o software SimCalc no Ensino Fundamental
Robson dos Santos Ferreira
DESIGN DE CYBERPROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Fabiane Fischer Figueiredo
CYBERFORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES PARA O PIBID
Rosangela Ferreira Prestes
Aprendizagem em um Ambiente Construcionista na Modalidade de EaD: explorando conceitos de Derivadas com uma turma de Licenciatura em Matemática
Vanessa Rodrigues Lopes
O Estudo de Funções no Ensino Médio com o Freeware Winplot:construção de um mediador no processo de ensino e aprendizagem
Cleverson Vidal Esteves
O Uso de Tecnologias Digitais na Cyberformação de Professores de Matemática: como se mostra a criatividade?
Douglas Martins Dantas
UTILIZAÇÃO DAS TDICs EM ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DA BAHIA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Elias Antonio Almeida da Fonseca
Orquestrações Instrumentais na Tutoria Online: explorando as representações semióticas da geometria analítica
Rosilângela Lucena
VMT-Chat e Licenciandos em Pedagogia: estudo das interações virtuais na resolução de tarefas de combinatória
Aline Terra Salles
Internet e Educação Matemática: primeiras aproximações
Ricardo Oliveira Mendes
Um Estudo sobre Álgebra Linear, Tecnologias Digitais e Educação a Distância Online
Aparecida Santana de Souza Chiari
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA FORMADO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA
julio robson azevedo gambarra
O GeoGebra e as TIC nas Aulas de Matemática: uma análise das reflexões de professores participantes de um curso de formação continuada
Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela
Um Estudo de Caso sobre a Formação de Conceitos de Geometria com o Software Geogebra em uma Turma do 1º do Ensino
Tattiana Fernandes de Oliveira Melo
Materiais Virtuais Interativos facilitando o ensino da Matemática na Educação Básica
Jorge Dias Ferreira
A Aprendizagem de funções por meio de um Ambiente Colaborativo Online
Roberto Mariano de Araújo Filho
Tecnologias digitais e a produção de conhecimento acerca de funções de várias variáveis
Fabio Luiz de Oliveira
O Jogo QUIZ: uma análise do desempenho dos estudantes em questões de raciocínio lógico e algumas relações interativas e motivacionais
David Paolini Develly
Robótica Educacional: (re) construindo Saberes Matemáticos via Tecnologias Intelectuais
Edvanilson Santos Oliveira
Um Olhar Reflexivo na Formação Contínua de Professores de Matemática do Ensino Básico por meio da Educação Online
Adriana Santos Sousa
Uma Proposta de Tarefas para aprendizagem sobre Transformações no Plano em um Ambiente Virtual Colaborativo
Andreia Carvalho Maciel Barbosa
AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Débora Pelli
Ensino da Estatística na Educação Básica: Ferramenta Computacional como proposta para o processo pedagógico
José Carlos Coelho Saraiva
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE CÔNICAS COM O USO DA LOUSA DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Mirian José da Silva

GD7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática

A Formação Continuada de Professores de Matemática e Práticas Colaborativas: algumas implicações em sala de aula
Juliana Ferreira Sousa Pardim
Educação Matemática em Cascavel: memórias e cenários da formação docente
Sandra Banak Varela
O Pró-Letramento em Matemática: compreensões do professor-tutor sobre as ideias iniciais da matemática
Laynara dos Reis Santos Zontini
UFPR Litoral: Inovando na formação de professores?
Silvana Matucheski
Relações entre professores de Matemática e materiais que apresentam o currículo de Matemática
simone bueno
Práticas Reflexivas Colaborativas na Formação Continuada de Professores de Matemática para a Utilização da TIC
Suelen Masson Zeraik
Os Pressupostos Freireanos nas Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática
Neomar Lacerda da Silva
Etnomatemática na Formação Continuada de Professores: contribuições para ideias matemáticas da educação infantil
Patricia romão Ferreira
Evasão no curso de Matemática: um olhar Foucaultiano sobre o caso específico da Universidade Estadual de Maringá
Luciano Ferreira
Os Ginásios Vocacionais Estaduais: uma proposta da educação paulista na década de 1960.
Maria Eliza Furquim Nakamura
ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO DE GEOMETRIAS NA PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Talita Secorun dos Santos
Saberes Docentes Elaborados na Formação Inicial e na Prática Docente do Professor de Matemática no Contexto da Educação de Jovens e Adultos
Jackelyne Souza Medrado
A Trajetória de Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: uma discussão inicial
jonata ferreira moura
Uma Compreensão sobre a Formação de Professores de Matemática em Cuiabá - MT
Bruna Camila Both
Saberes de Professores da Educação Infantil: reflexões sobre a educação matemática para crianças de 3 a 6 anos
Maria José Silva Rocha
A Formação Inicial do Professor de Matemática: saberes docentes e a afetividade dos alunos em estágio supervisionado
Angelita de Souza Leite
Fragmentos do Magistério: sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática na Região de São José do Rio Preto/SP
Marinéia Santos Silva
Trabalhando o Alfabetismo Funcional em Matemática Básica com Pescadores Artesanais de Cabedelo no Estado da Paraíba
Neyr Muniz Barreto
Formação de professores no início da carreira docente que ensinavam matemática em Campo Grande/MS: um olhar para práticas “informais” entre as décadas de 1980 e 1990.
Viviane Ramos Gomes Gaspar
A Construção de um Cenário da Formação Matemática em uma Escola Normal em Campo Grande/MS: os procedimentos metodológicos mobilizados na pesquisa
Ana Carolina de S. R. dos Reis
Jogos Envolvendo Números Inteiros: Um Episódio na Classe de Sandra
Simone Cristina do Amaral Porto
A Análise Combinatória na Formação de Professores que Ensinam Matemática: um estudo diagnóstico
Francis Miller Barbosa Moreira
As Diferentes Concepções de Frações dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UESC
Bruno Pereira Pinheiro
Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH): investigação de suas potencialidades na formação de professores de matemática
marcos roberto da silva
A Produção de Significados na Construção dos Números Reais
Mariana dos Santos Cezar
A Prática de Ensino de Matemática: História, políticas públicas e o caso da licenciatura a distância da UFOP
Marília Zabel
As Transformações Geométricas nos Currículos Prescritos de Matemática para o Ensino Fundamental (1930 – 2010)
Júlio César Deckert da Silva
O Papel da Constituição de Grupos Colaborativos na Formação Inicial de Professores que Ensinam Frações
Marlene Menegazzi
Licenciandos em Matemática: Concepções, Memórias e Escolha Profissional
Thaís Leal da Cruz Silva
A práxis intercultural na construção da educação escolar indígena de Aracruz/Espírito Santo
Ozirlei Teresa Marcilino
Formação Continuada de Professores de Matemática do Município de Cariacica: reflexões sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo a partir da implementação das diretrizes curriculares
Vanusa Stefanon Maroquio
Currículos de Matemática no Ensino Médio: significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica.
Júlio César Gomes de Oliveira
Refletindo a Partir da Prática e da Formação Inicial: Contribuições da Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos no Estágio Supervisionado
Mirian Raquel Alves da Silva
Sentidos e Significados Manifestos por Licenciandos e Professores que Ensinam Matemática ao Produzirem Atividades de Ensino na Perspectiva Lógico-Histórica
João Paulo Rezende
Jogos de Combinatória: Uma proposta para a formação inicial de professores
Jose Carlos Thompson Silva
A Formação Matemática no Curso de Pedagogia: algumas reflexões
Patrícia Corrêa Santos
Formas e conteúdos da formação continuada: componentes do movimento de mudança de sentido pessoal do professor que ensina Matemática
Anelisa Kisielewski Esteves
A Formação do Conhecimento Algébrico de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais: busca de pesquisas que tratam do tema
Adriano Morais Martins
Pibid/Ifes: saberes da experiência docente na formação Inicial do professor de matemática
Anna Christina Alcoforado Corrêa
Análise de Conhecimentos Algébricos de Professores que ensinam Equação: algumas reflexões.
Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira
Psicologia e suas Contribuições na Formação do Educador Matemático.
Gianete Dutra Meira
Interlocuções entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e a constituição do sujeito infantil contemporâneo
Alice Stephanie Tapia Sartori
Professoras que ensinam matemática para crianças em formação continuada num grupo de estudos: narrativas e reflexões
Lydia Marcia Braga Bazet
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA NA ELABORAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Paulo Henrique Rodrigues
Pró-Letramento em Matemática: contributos de um programa de formação continuada
Adriane Elisa Dombrowski
Elaboração de problemas combinatórios por professores do Ensino Fundamental e Médio
Maria de Jesus Gomes da Cunha
A Álgebra e o Conhecimento Específico para o Ensino: procedimentos e objetos
Maria Cristina Costa Ferreira
O Trabalho com a Análise da Produção Escrita: Uma (Re)Construção de Conhecimentos Específicos de Professores de Matemática
Darlysson Wesley da Silva
POTENCIALIDADES DO ESPAÇO FORMATIVO DO PIBID/MATEMÁTICA COM AS COMUNIDADES DE PRÁTICA
MÁRCIO UREL RODRIGUES
A CADES e suas Contribuições para a Formação de Professores de Matemática no sul de Mato Grosso nas Décadas de 1950 a 1970
Marcos Henrique Silva Lopes
Cyberformação de professores de matemática mobile
João Paulo Caldeira
O Ensino de Matemática Articulado a Educação do Campo: a dimensão social e política do ensino e a luta por uma educação emancipatória
Aldinete Silvino Lima
Contextos Culurais: quais são as possibilidades que se apresentam em um processo de Cyberformação com professores de matemática?
Solange Mussato
Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos
Anderson Afonso da Silva
Da Intenção à Implantação: os enfrentamentos do professor paulista frente à Proposta Curricular de Matemática da década de 1980
Juliana Aparecida Rissardi Finato
Um Estudo Sobre Conhecimentos de Professores de Matemática que Analisam Produções Escritas em Matemática
Mauro Luis Borsoi Britto
Uma proposta, um mapeamento: formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
Marcelo Bezerra de Morais
Refletindo sobre a Formação Inicial e o Ensino-Aprendizagem de Álgebra a partir da Experiência no PIBID
Euléssia Costa Silva
Formação Continuada de Professores de Matemática: o caso dos egressos do PROFMAT
José Vilani de Farias
Análise dos Conceitos Mobilizados pelos Professores de Matemática da Educação Básica no Ensino de Simetria: um estudo baseado na análise dos resultados das provas Brasil/SAEB
Bárbara Passadore
As Demandas de Formação Matemática do Professor dos Anos Iniciais e o Currículo do Curso de Pedagogia: a compatibilidade é (im)possível?
Maria de Lourdes Melo Reis Maia
Formação de Professores Formadores: concepções e práticas na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Matemática do curso de Pedagogia.
Ana Cristina Gomes Jesus
A Influência das Políticas Públicas na Formação Docente no Ensino da Matemática.
Michele Souza Silveira
Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes Sobre Práticas Avaliativas nos Cursos de Licenciatura em Matemática
Nilson de Matos Silva
Projeto de Pesquisas: Meta-análise de Pesquisas Brasileiras sobre Álgebra na Licenciatura em Matemática
Marcia Stochi Veiga
Princípios e práticas de organização na formação de professores que ensinam matemática: elementos de apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino.
Neiva Nazareth Silva
A Formação do Professor de Matemática: Um Estudo Sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos Números Racionais.
Debora Silva Souza
A Prática Educativa frente às Propostas Pedagógicas da Educação Matemática Estudadas na Formação Inicial e a sua Contribuição no Processo de Ensino - Aprendizagem da Matemática
Vânia Horner de Almeida
A participação de professores na elaboração de materiais curriculares em um contexto colaborativo
Wedeson Oliveira Costa
A (Re)construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos Professores De Matemática
Etienne Lautenschlager
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO – PUC/SP: UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
wanusa rodrigues ramos
ESTUDO DAS INEQUAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA
Adil Ferreira Magalhães

GD8 – Avaliação em Educação Matemática

Dificuldades e Erros em Matemática de Alunos do 1º Ano da Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio na Modalidade Integrada: reflexões e desafios
Maria Luisa Perdigão Ramos
Práticas de Avaliação e Aprendizado Docente: um estudo de caso com professores de matemática do ensino superior
Marta Borges
Concepções sobre Avaliação e Práticas Avaliativas de um Professor de Matemática do Ensino Médio: análises de possíveis (con)tradições
Deise Maria Xavier de Barros Souza
O impacto e a Utilização dos Resultados das Avaliações do PROEB no Cotidiano Escolar e nas Ações do Professor de Matemática
Carolina Lima Gouvêa
Análise das Estratégias Utilizadas pelos Alunos da Educação Básica na Resolução de Questões sobre Números Racionais na Avaliação do SARESP/Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.
Rosivaldo Severino dos Santos
Relação do Estudo de Perfil Conceitual e a Elaboração de Avaliações sobre Equações
Thais Helena Inglêz Silva
Avaliação em Larga Escala: concepções de Professores que Ensinam Matemática
André Ricardo Cola
Análise da Produção Escrita de Estudantes do Ensino Fundamental I em Questões Não-rotineiras de Matemática
Diego Barboza Prestes
Reinvenção Guiada: um estudo
Gabriel dos Santos e Silva

GD9 – Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

Investigando os Significados e as Tomadas de Decisão de Indivíduos-Consumidores em um Curso de Orçamento e Economia Doméstica
Adilson Rodrigues Campos
O Movimento das Pesquisas em Educação Matemática Relativos à Educação Financeira Escolar
Rodrigo Martins de Almeida
AUTOCONCEITO, ATITUDE E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE ALGUMAS RELAÇÕES
Renata Sossai Freitas
UMA PROPOSTA DE CURSO DE SERVIÇO PARA A DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Dejair Frank Barroso
A Teoria das Inteligências Múltiplas em uma Abordagem Educacional para a Aprendizagem dos Conceitos de Fração
Liliane Giglio Canelhas de Abreu Segeti
A palavra e a letra na álgebra e suas ambiguidades na linguagem matemática
Flávio Souza Pires
CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EJA-IFES: um olhar na transposição didática
JULIO CEZAR PAGIO
Aprendizagem Significativa: o uso de um software matemático no ensino de função
Ângelo Gustavo Mendes Costa

GD10 – Modelagem Matemática

Utilizando a Modelagem Matemática no processo de ensino para a aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental sob uma perspectiva de Educação Matemática
Laércio Conceição Pedrosa Nogueira
Uma abordagem para o ensino da função seno utilizando modelagem
Ricardo Ferreira dos Santos
Ambientes de Aprendizagem de Modelagem Matemática em Foco: o debate sobre a dualidade formação geral / formação técnica no ensino profissionalizante
Celio Roberto Melillo
TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO E MODELAGEM MATEMATICA
Angela Afonsina Souza Barbosa
Educação CTS em livros didáticos: da análise à aproximação com a modelagem matemática
betina cambi
Modelagem Matemática com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de duas diferentes escolas
Janaina Ramos Ziegler
Práticas Algébricas no Contexto da Modelagem como Perspectiva Pedagógica
Fabian Posada Balvin
Compreendendo a Relação Matemática/Realidade em Atividades de Modelagem na Educação Matemática
Ana Paula Rocha
Alunos e seus ciclos de Modelagem Matemática
Ana Paula Zanim Lorin
Potencialidades da Modelagem Matemática na construção do conhecimento matemático no Ensino Médio Politécnico.
Rodrigo Soares Saraiva
Modelagem Matemática Online: O papel do professor
Jeannette Galleguillos
Modelagem Matemática: uma alternativa para promover a mobilização de conhecimentos tácitos e explícitos
Bruna Prane

GD11 – Filosofia da Educação Matemática

As Contribuições da História da Matemática na Compreensão dos Conceitos e das Aplicações da Derivada: Uma Abordagem Heurística
valteni douglas chaves
O Recurso de Demonstração em Livros Didáticos de Diferentes Níveis do Ensino de Matemática
Karine Deus
Paradoxo de Zenão: Complementaridade entre diferentes interpretações e negação das interpretações
Lúcia Cristina Silveira Monteiro
Um Solo em Constituição, Compreendendo uma Licenciatura em Matemática a Distância.
Flávio de Souza Coelho
A Fenomenologia no Movimento de Pesquisa em Educação Matemática
Jamur Andre Venturin
Educação para a Cidadania: contribuições da Educação Matemática Crítica
Manuella Heloisa de Souza Carrijo
A Relação entre Matemática e Linguagem com Base na Comparação das Semióticas de Peirce e de Saussure
Jane Carmem Magalhães

GD12 – Educação Matemática e Inclusão

Surdos e Ouvintes operando frações: semelhanças, diferenças?
ELIZABETE L DA SILVA
A atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no ensino fundamental
Ana Carolina Machado Ferrari
Uma proposta avaliativa de inclusão de alunos surdos na aula de Matemática
Kátia Parreira Brettas
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM OLHAR PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINAS
Erica Rosa
As contribuições de Galperin na construção do Pensamento Geométrico do Aluno Surdo
Thamires Belo de Jesus
Produção de Material Didático de Matemática Adaptado para Alunos com Deficiência Visual
Talita de A. Tostes
Integração Curricular em um Curso Técnico Integrado com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir das Comunidades de Prática
Alex Jordane
Análise da aprendizagem de conceitos básicos de probabilidade de estudantes cegos e videntes mediada por uma maquete tátil
MÁRCIA ALESSANDRA GUIMARÃES
Explorando possibilidades da tecnologia informática crianças surdas
Amanda Queiroz Moura
Aprender Matemática brincando: um jogo de razão e proporção para videntes e cegos
Natalia Souza
A Apropriação do Conceito de Derivadas por um aluno cego: Uma abordagem segundo Vygotsky
Sandro salles gonçalves
Apropriação de Práticas de Letramento e de Numeramento no ProJovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens)
Viviane Cabral
O ALUNO SURDO E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO NA COMPREENSÃO DO ENUNCIADO MATEMÁTICO
Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento
Reelaboração de materiais didáticos de matemática a partir de interações e diálogos com educandos Jovens e Adultos
André Vicente Salazar
Deficiente Visual e a Construção da Ideia de Função
Nilza dos Santos Rodrigues Cézar
(Des)Caminhos de uma Criança Especial numa Sala de Matemática: do currículo prático à prática do currículo.
JANIVALDO PACHECO CORDEIRO
Percepção dos Alunos sobre a Inclusão no Proeja através do Material Didático de Matemática
Marcia Brandão Santos Cade
A Inclusão do Deficiente Visual no Ensino de Matemática: um estudo de caso etnográfico numa escola do ABC paulista
Lucas Ramos Lourenço
As Estratégias de Alunos Surdos ao Utilizarem e se Apropriarem de Materiais Didáticos Concretos e/ou Virtuais Originalmente Desenhados para a Aprendizagem da Geometria
Fernanda Bittencourt Menezes Rocha
Formação de Professores que Ensinam Matemática Sob uma Perspectiva Inclusiva com Alunos Cegos
Andréa Andrade Moura
Educação Matemática e Inclusão no Ensino Médio: explorando possibilidades
Cátia Aparecida Palmeira

GD13 – Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental

Contribuições da Utilização do Ambiente Virtual AVALE-EB para a Formação do Conceito de Variabilidade no Ensino Médio
Mário Marcos Araújo Moreno
Ensino de Probabilidade e Estatística: o Mapeamento da Pesquisa no Brasil
Rodrigo Medeiros dos Santos
LETRAMENTO PROBABILÍSTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar para o conhecimento do professor
José Ivanildo Felisberto de Carvalho
Noções de probabilidade em uma perspectiva interdisciplinar: uma proposta de sequência de atividades para a educação básica
Reinaldo Amirato Dias
Professores Desenvolvendo Compreensões sobre Amostragem com o Software TinkerPlots
Maria Niedja Pereira Martins
Registros de Representações Semióticas no Ensino de Probabilidade Condicional
Fábio Francisco Oliveira
O Senso Crítico em Situações de Interpretação de Dados Estatísticos
Tamires Nogueira Queiroz
Estudantes manipulando dados com o Software Tinkerplots: um foco na compreensão de probabilidade
Gleidson Oliveira Souza
Análise da construção de Pictogramas no contexto da aprendizagem de conceitos básicos de Probabilidade
Flávia Batista Santos


Apoio
Realização
CNPq                 Ifes
UFES                 Ifes