Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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A Apropriação do Conceito de Derivadas por um aluno cego: Uma abordagem segundo Vygotsky

Sandro salles gonçalves

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


As dificuldades dos estudantes na aprendizagem de Cálculo têm sido foco de diversas pesquisas nacionais e internacionais, várias delas concentram-se no estudo dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral de funções de uma variável. (BALDINO, 1995; GIRALDO, 2004, TALL,1991). Tais conceitos possuem uma forte conotação visual e, por isso, desenvolver a visualização em alunos videntes é um processo que tem sido pesquisado e descrito em muitas das pesquisas produzidas nos últimos tempos (MACHADO, 2008; NASSER,2003; ROCHA, 2010; VILLAREAL, 1999). Pretendemos investigar as potencialidades e limitações na aprendizagem do conceito de derivada mediada pelo uso de materiais concretos por um aluno cego em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de São João Evangelista (Minas Gerais). Esta investigação será pautada na visão histórico cultural de Vygostky mais especificamente, nos conceitos de mediação por artefatos e Zona de Desenvolvimento Proximal.  A coleta de dados será feita por meio de entrevistas semiestruturadas, gravações de vídeo e registros das atividades realizadas em aulas de Cálculo Diferencial ministradas pelo autor onde um dos alunos é cego. Lançaremos mão do uso de materiais concretos como plano cartesiano com perfurações para fixação de pontos de modo que esta ação mediada possa contribuir para a reorganização do psiquismo e a formação de conceitos (Vygotsky, 1996). Após a análise dos dados, procurar-se-á verificar se houve e quais foram as contribuições que a proposta de ensino promoveu para a aprendizagem do conceito de derivada e também as limitações que a implementação destas atividades trouxe ao processo.


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