Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Compreensão de Ideias Essenciais ao Ensino-Aprendizagem de Funções via Resolução, Proposição e Exploração de Problemas

Ledevande Martins da Silva

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente artigo se refere ao trabalho de mestrado que buscou evidenciar compreensões de ideias essenciais de funções por alunos e analisou as contribuições da metodologia resolução de problemas. Na fundamentação teórica trouxemos representações múltiplas, compreensões de ideias essenciais de funções por Cooney, Beckmann e Lloyd e para o trabalho em sala de aula optamos pela resolução, proposição e exploração de problemas, na criação de um ambiente de aprendizagem compartilhado onde interação, mediação e zona de desenvolvimento proximal foram elos para a formação de conceitos em Vygotsky. A metodologia de pesquisa foi qualitativa na modalidade pedagógica, segundo Lankshear e Knobel, na qual o professor pesquisa sua própria prática em sala de aula. Descrições e análises de aulas apontam dificuldades conceituais, de conversão entre representações, dentre outras e os resultados evidenciaram que compreensões essenciais de funções se dão mediante transições entre essas ideias em múltiplas interpretações, características e conexões entre elas. A conclusão final deste trabalho evidenciou que resolução, proposição e exploração de problemas favorecem possibilidades de desenvolver compreensões essenciais de funções.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.