Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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POTENCIALIDADES DO ESPAÇO FORMATIVO DO PIBID/MATEMÁTICA COM AS COMUNIDADES DE PRÁTICA

MÁRCIO UREL RODRIGUES

Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este projeto de tese está focado na formação de professores de matemática proporcionada pelo espaço formativo do PIBID/Matemática no contexto das Comunidades de Prática. Assim, objetivamos investigar as potencialidades do espaço formativo do PIBID/Matemática no contexto das comunidades de prática evidenciadas pelos professores participantes deste programa quando experienciam ações pedagógicas (reflexivas, investigativas e colaborativas) em seus processos de aprendizagem da docência. Desta maneira, a questão norteadora da nossa pesquisa procura investigar: Quais são as potencialidades do espaço formativo do PIBID/Matemática em um contexto das comunidades de prática evidenciadas pelos professores participantes deste programa para a formação de professores de matemática? Nosso aporte teórico está fundamentado nos conceitos de: (i) comunidades de prática (WENGER, 1998); (ii) parceria universidade-escola para a formação de professores (NÓVOA, 2009; FOERST, 2005); (iii) espaço formativo híbrido (ZEICHNER, 2010) e (iv) complexidade na educação (BRENT DAVIS, 2005 ). Metodologicamente, utilizaremos métodos de pesquisa combinados (qualitativo e quantitativo), pois (ARAÚJO & IGLIORI 2013, p.10), evidenciam os métodos combinados como uma tendência nas pesquisas em Educação Matemática, pois podem ampliar o grau de confiabilidade dos resultados ao serem utilizados para complementar um ao outro. Como procedimentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante, entrevistas, questionários e caderno de campo como instrumentos de coleta de dados. Realizaremos a análise dos dados simultaneamente pela abordagem qualitativa e quantitativa. (UTSUMI, et al. 2008, p.90). Utilizaremos a análise quantitativa na vertente da estatística descritiva e da escala likert, pois apresentaremos gráficos, tabelas e medida de tendência central dos dados coletados por meio dos questionários online (Google docs). Utilizaremos a análise qualitativa na vertente da análise de conteúdo como um “conjunto de instrumentos metodológicos” (BARDIN 2000, p.9).


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