Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A palavra e a letra na álgebra e suas ambiguidades na linguagem matemática

Flávio Souza Pires

Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


A questão de investigação que norteará, a priori, este projeto de Doutorado em andamento está assim definida: Quais as aproximações e distanciamentos entre a linguagem e a matemática e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, a partir das especificidades da linguagem matemática?  O objetivo maior é analisar os estudos relacionados a linguagem e a história da constituição da linguagem matemática, mais especificamente da álgebra, uma vez que considerando a álgebra como uma linguagem, podemos identificar aspectos sintáticos, relacionados aos símbolos e sua manipulação/utilização e semânticos, relacionados a estrutura e compreensão desses “códigos”. A abordagem metodológica empregada para investigar nossa questão de pesquisa é qualitativa de abordagem histórico-bibliográfica, pautada na meta-análise para apreciação dos dados. Espera-se que essa investigação contribua para as questões conceituais e históricas da álgebra, sem deixar de estabelecer conexões com suas origens epistemológicas e negligenciar as interações da matemática com suas atividades humanas.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.