Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Ensino de Probabilidade e Estatística: o Mapeamento da Pesquisa no Brasil

Rodrigo Medeiros dos Santos

Prédio: Corredor B
Sala: B3
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A presente proposta de pesquisa visa, a partir do inventário, sistematização e análise de teses e dissertações, investigar as raízes históricas da pesquisa em Educação Estatística no Brasil, destacando, sobretudo, suas origens, principais bases de apoio e linhas temáticas, bem como as principais tendências atuais e perspectivas futuras. Para tanto, será desenvolvido o catálogo geral da produção a partir do fichamento de cada pesquisa, tendo por base seus resumos. Em seguida, será realizado o estado da arte e a metanálise de um dos focos temáticos. A pesquisa é caracterizada metodologicamente como descritiva e histórico-bibliográfica, uma vez que visa o garimpo da pesquisa na Educação Estatística brasileira e seu estudo analítico-descritivo numa perspectiva histórico-dialética.. Os resultados preliminares apontam 223 trabalhos acadêmicos defendidos em programas de pós-graduação, sendo 195 dissertações e 28 teses. São Paulo é a unidade federativa onde mais são produzidas pesquisas na área, sendo, nesta ordem, a PUC-SP, a UFPE e a UNICAMP as universidades com a maior produção. O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa atualmente realizada na Unicamp, que culminará com a elaboração de uma tese de doutorado.


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