Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Princípios e práticas de organização na formação de professores que ensinam matemática: elementos de apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino.

Neiva Nazareth Silva

Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O  ambiente de duas escolas públicas de Educação Básica no município  de ParanaíbaMS  e o lócus no qual a. pesquisa em foco se desenvolve.  Nestas instituições escolares  são formados  grupos compostos  por  professores  em  exercício  da  escola,  alunos  do  curso  de  licenciatura  em  matemática  e  um professor coordenador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),  aos quais chamamos, neste contexto,  de  grupo  de  formação  integrada.  Nos  ambientes  da  escola  e  da  universidade,  os  integrantes envolvidos  desenvolvem,  em  formação  para  o  ensino  de  Matemática,  ações  compartilhadas  de  estudos, observações  de  práticas  e  de  ensino,  planejadas  por  programas  e/ou  estágios  gestados  por  propostas  de parceria  universidade/escola.  Nosso  objetivo  é  analisar  os  elementos  propiciadores  da  apropriação  de conhecimentos sobre atividade de ensino, a partir dos princípios e práticas de organização do professor que pertence  a  esse  movimento  de  formação  integrada.  O  referencial  teórico  e  metodológico  adotado  tem  por base  os  pressupostos  da  teoria  Histórico-Cultural  com  ênfase  na  Teoria  da  Atividade,  fundamentada  no materialismo histórico-dialético. Pretende-se com esta pesquisa, contribuir para reflexão sobre a melhoria da qualidade da formação dos professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

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