Princípios e práticas de organização na formação de professores que ensinam matemática: elementos de apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino.
Neiva Nazareth Silva
Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-15 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
O ambiente de duas escolas públicas de Educação Básica no município de ParanaíbaMS e o lócus no qual a. pesquisa em foco se desenvolve. Nestas instituições escolares são formados grupos compostos por professores em exercício da escola, alunos do curso de licenciatura em matemática e um professor coordenador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), aos quais chamamos, neste contexto, de grupo de formação integrada. Nos ambientes da escola e da universidade, os integrantes envolvidos desenvolvem, em formação para o ensino de Matemática, ações compartilhadas de estudos, observações de práticas e de ensino, planejadas por programas e/ou estágios gestados por propostas de parceria universidade/escola. Nosso objetivo é analisar os elementos propiciadores da apropriação de conhecimentos sobre atividade de ensino, a partir dos princípios e práticas de organização do professor que pertence a esse movimento de formação integrada. O referencial teórico e metodológico adotado tem por base os pressupostos da teoria Histórico-Cultural com ênfase na Teoria da Atividade, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Pretende-se com esta pesquisa, contribuir para reflexão sobre a melhoria da qualidade da formação dos professores que ensinam Matemática na Educação Básica.
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