Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Práticas de Avaliação e Aprendizado Docente: um estudo de caso com professores de matemática do ensino superior

Marta Borges

Prédio: Corredor A
Sala: A4
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar as formas de avaliação de professores de matemática do ensino superior, por meio das interlocuções produzidas num espaço dialógico criado para compartilhar experiências, identificar procedimentos e investigar ações conjuntas que relacionem teoria e prática em sala de aula e apresentem alternativas nas formas de avaliar a aprendizagem, no intuito de responder as seguintes questões: Que desafios enfrentam, no ambiente de trabalho e na sala de aula, professores de matemática quando diversificam as formas de avaliação da aprendizagem? Outros sentidos da avaliação que não o da certificação de aquisição de conteúdos podem ser produzidos ao se discutir a avaliação da aprendizagem? Que contribuições os encontros coletivos podem trazer à prática do docente e ao seu modo de conceber o ensino e a aprendizagem da matemática? Constitui-se de uma pesquisa interpretativa do tipo estudo de caso qualitativo, desenvolvida com nove professores de matemática de uma instituição de ensino superior. Os principais instrumentos de coleta de dados foram os materiais textuais produzidos pelos encontros com o grupo de professores e pelas entrevistas semiestruturadas, bem como as anotações dos registros de campo. O trabalho de campo foi realizado por meio de treze encontros ao longo de dois semestres letivos durante os anos de 2012 e 2013. Ainda não há resultados parciais, haja vista que, no momento, a pesquisa se encontra na fase de análise dos dados, a partir de dois eixos norteadores: percurso para uma avaliação reguladora e percurso para uma comunidade de aprendizagem.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.