Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Análises Iniciais na Esfera Contextual do Papel dos Instrumentos Matemáticos do Século XVI

Ana Rebeca Miranda Castillo

Prédio: Corredor B
Sala: B1
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado do grupo de pesquisa HEEMa (História e Epistemologia na Educação Matemática), que busca aprofundar o diálogo entre historiadores e educadores matemáticos e construir interfaces entre história e ensino. Para isso são articuladas três esferas de análise, a contextual, a historiográfica e a epistemológica. Defendemos que a construção do conhecimento teve como fator preponderante o desenvolvimento da Ciência Moderna e a necessidade de fabricação de instrumentos capazes de detectarem ou revelarem fenômenos físicos. Ao investigarmos a fabricação e uso dos instrumentos matemáticos acreditamos que compreenderemos como ocorreu a construção do conhecimento matemático (o abstrato) por meio de registros visíveis (o concreto). Desta forma temos como questão de pesquisa: Como o uso e a construção de instrumentos de medida linear e angular durante o século XVI, pode mostrar por meio de registros visíveis o percurso das ideias abstratas para as concretas? Para respondê-la iniciamos nossas considerações historiográficas com a necessidade de analisar “as matemáticas” para avaliar a especificidade da disciplina e entender seu papel na fabricação e uso de instrumentos matemáticos, por meio dos tratados usados por artesãos valorizados na época por deterem um conhecimento técnico. Uma valorização ocorrida na agrimensura pode ser vista na obra de Leonard Digges. Em nossas análises iniciais verificamos a necessidade de identificar que matemática era trabalhada e que conhecimentos eram necessários para a construção e uso dos instrumentos. Outra questão que deverá ser ampliada é entender qual era o significado de medir no século XVI. 

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.