Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AUTOCONCEITO, ATITUDE E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE ALGUMAS RELAÇÕES

Renata Sossai Freitas

Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este estudo tem como objetivo principal verificar as possíveis influências que as variáveis psicológicas autoconceito acadêmico e atitudes em relação à matemática exercem sobre o desempenho acadêmico dos alunos na disciplina de matemática. Para tanto, esse estudo será realizado em uma escola de ensino fundamental pertencente à Rede Pública Municipal de Vila Velha.  Será conduzida uma pesquisa Survey de natureza exploratório-descritiva em que será aplicado junto aos 600 alunos um instrumento de pesquisa, já antes validados cientificamente, com questões que mensurem quantitativamente, nesses estudantes, as variáveis autoconceito acadêmico e atitudes em relação à matemática. Tendo em mãos esses dados, será possível por meio do instrumento estatístico regressão múltipla verificar se as variáveis pesquisadas explicam de forma significativa o comportamento da variável dependente desempenho acadêmico em matemática. A avaliação de desempenho acadêmico no processo de ensino e aprendizagem é um fenômeno complexo em que muitas são as variáveis influentes. O entendimento do grau de influência dessas variáveis permitirá um tratamento em foco que poderá contribuir para melhoria do processo de ensino e aprendizagem em matemática.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.