Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Ensino de Matemática no Colégio Taylor Egídio: uma análise dos diários de classe.

Malú Rosa Brito Gomes

Prédio: Corredor B
Sala: B1
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O estudo em questão trata de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento (fase inicial) que tem como objetivo analisar como se constituiu o ensino de matemática nas séries do ginásio no Colégio Taylor Egídio, no município de Jaguaquara-Ba, no período de 1950-1969. Para tanto, utilizaremos como principal recurso as fontes documentais históricas que contemplam o chão da escola, especificamente, os diários de classe da disciplina matemática, visando aprofundar-se na descrição dos conteúdos ministrados, identificação de possíveis estratégias metodológicas e formas de avaliação no ensino da referida disciplina. Nossos percursos metodológicos nos fazem por meio da coleta inicial dos dados, debruçar sobre os diários de classe que até o momento nos revelam uma intensa predominância de professores do sexo masculino responsáveis pelo ensino da matemática, identifica-se uma forte presença de rigidez nos conteúdos ministrados principalmente nos que se referem aos assuntos contemplados na geometria e álgebra e, também observamos que a prova parcial é um dos instrumentos de avaliação da época. Salientamos que para este texto faremos um recorte à análise de conteúdo dos diários de classe de matemática apenas do ano de 1950, que desde já nos conduz a uma imersão na literatura sobre a contextualização e discussão das concepções de modernização do ensino da matemática levantadas pelo educador Euclides Roxo, professor do Colégio Pedro II, com forte influência das ideias do matemático alemão Felix Klein e, as principais características do Movimento da Matemática Moderna-MMM.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.