Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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As Diferentes Concepções de Frações dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UESC

Bruno Pereira Pinheiro

Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de investigar as concepções de estudantes dos diferentes semestres do curso de Licenciatura de Matemática da UESC sobre o ensino de frações. A fim de identificar e analisar as concepções de ensino desses estudantes será investigado a inter-relação entre o conhecimento do conteúdo matemático e o conhecimento pedagógico do conteúdo, o que levou a eleger um conteúdo matemático. Dentre uma gama de conteúdos matemáticos, a escolha foi por fração, que se justifica por ser um conteúdo relevante dentro do ensino de Matemática, além de ser, segundo alguns pesquisadores (MERLINI, 2005; BEZERRA, 2001) um grande obstáculo no aprendizado matemático do estudante. Isto posto, a questão de pesquisa que se almeja responder é: É possível reconhecer as concepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UESC, no que diz respeito ao ensino de fração? Se sim, quais? Se não por quê? Para que possa identificar as concepções que o estudante do curso de Licenciatura em Matemática tem a respeito do conteúdo de frações será utilizado, para posterior análise, o Campo Conceitual Multiplicativo de Vergnaud (1983) e as quatro situações que Nunes et al (2004) propõem, quais sejam: (i) situações parte-todo; (ii) situações quociente; (iii) situações operador; (iv) situações de quantidades intensivas. Espera-se com esse trabalho identificar as diferentes concepções de ensino desses estudantes, que são futuros professores, e contribuir para futuros trabalhos acerca desse tema.


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