Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Um Olhar na Formação dos Conceitos de Divisão

Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva

Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste estudo apresentamos a análise preliminar das estratégias de divisão como partilha (distribuir em partes iguais ou partitiva) ou medida (quanto cabe ou divisão quotativa) empregadas pelas 26 crianças da 3ª série/4º ano - de 9 a 11 anos - de uma escola da rede de ensino municipal de Vitória. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso que tem por objetivos identificar, compreender e analisar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de atividades matemáticas que envolvem a divisão. Trabalhamos com os alunos uma sequência didática composta por quatro atividades assim distribuídas: dinâmica de divisão dos alunos em diversos grupos, divisão com material concreto, divisão com dinheiro falso e resolução de problemas. Também exploramos as duas ideias de divisão trabalhando a compreensão dos conceitos de divisão. No texto, apresentamos a análise preliminar das estratégias desenvolvidas por alguns alunos. Os resultados revelam que, embora os alunos tenham utilizado estratégias de resolução respondendo às situações propostas, o ensino de divisão deve ser pautado na construção de conceitos e na resolução de problemas.

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.