Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Prática Educativa frente às Propostas Pedagógicas da Educação Matemática Estudadas na Formação Inicial e a sua Contribuição no Processo de Ensino - Aprendizagem da Matemática

Vânia Horner de Almeida

Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


O presente projeto de pesquisa pretende investigar a prática educativa frente às propostas pedagógicas da educação matemática estudadas na formação inicial, em que medida os professores de Matemática da educação básica, egressos do curso de licenciatura em matemática oferecido pelo Programa Parcelada da Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat, ministrado na região do Araguaia, incorporaram em suas práticas pedagógicas as tendências em educação matemática estudadas na sua formação inicial e a contribuição dessas tendências para o processo de ensino e aprendizagem da matemática; exercitando a aplicação da Metodologia da Problematização valorizando a aprendizagem de atitudes e não apenas de conteúdo para que seja possível construir o conhecimento das ciências numa inter-relação professor-aluno, numa visão problematizadora do cotidiano, contribuindo para que os alunos relacionem situações da sua realidade com a Matemática, utilizando-a. As metodologias da educação matemática possibilita alterar positivamente a motivação inicial do aluno pela aprendizagem efetiva, auxilia na percepção da realidade enquanto problemática a ser estudada e as possibilidades de intervenções na prática de sala de aula, possibilitando a formação crítica dos estudantes em formação escolar.

 

Palavras-chaves: Aprendizagem.  Cotidiano. Ensino. Educação matemática.  


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.