Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Um Olhar Reflexivo na Formação Contínua de Professores de Matemática do Ensino Básico por meio da Educação Online

Adriana Santos Sousa

Prédio: Corredor C
Sala: C3
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo do trabalho. A ampliação do uso das tecnologias está proporcionando mudanças em diversos setores da nossa sociedade, inclusive no educacional fazendo-se necessário uma revisão de conceitos, de comportamento para que estas mudanças atinjam positivamente o ambiente escolar. Vale ressaltar que somente equipar tecnologicamente as escolas não significa mudanças no processo ensino-aprendizagem. Neste contexto, os professores são desafiados a inovar-se continuamente, buscando na sua formação conhecimentos para suprir as lacunas da formação inicial principalmente no que se refere à inserção de recursos tecnológicos em sua prática pedagógica. Propõe-se aos professores a formação no uso dos softwares de autoria (Geogebra, HagáQuê e Kino) para criar seus próprios Recursos Didáticos Digitais (RDD) e incentivar seus alunos a exercerem também a sua autoria. A pesquisa faz uma análise qualitativa das contribuições realizadas no curso de extensão a distância no formato online “Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais” oferecido pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB para professores de Matemática da Educação Básica que atuam em escolas públicas de todo Brasil. Verificou-se que a educação a distância online (EOL) se mostra como uma alternativa plausível de formação contínua oportunizando espaços que propiciam diálogos, trocas de experiências, possibilidades de construção de conhecimentos e flexibilidade de horários rompendo a relação tempo-espaço nos processos de ensino-aprendizagem. Além disso, o reconhecimento do uso pedagógico das tecnologias na escola.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.