Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Lei dos Cossenos no Ambiente GeoGebra

Lidiane Ferreira Nunes

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-12-01

Resumo


O artigo apresenta um estudo sobre a lei dos cossenos, que tem por objetivo investigar as produções de estudantes diante de um experimento de ensino sobre esse conteúdo, elaborado de modo a fornecer uma entrada experimental no registro figural aliada a um trabalho de exploração de conversões entre registros, tanto no ambiente papel e lápis como no computacional GeoGebra. O estudo foi fundamentado na teoria dos registros de representações semióticas de Raymond Duval e utilizou a metodologia de Design Experiment de Cobb et al. para a construção e condução do experimento. As atividades foram aplicadas a oito estudantes com idades entre treze e dezessete anos, que cursavam o primeiro ano do Ensino Médio de uma escola privada do Estado de São Paulo. A pesquisa foi organizada em duas fases. Inicialmente foi aplicado um questionário com a finalidade de avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes. Dado que eles já haviam tido contato com o teorema de Pitágoras, pretendíamos, nesta etapa, observar se eles aplicavam tal teorema tanto em exercícios de cálculo como em problemas aplicados e se reconheciam que ele não poderia ser aplicado em triângulos não retângulos. Na segunda fase, foram propostas atividades nos ambientes GeoGebra e papel e lápis. Nesta fase, pretendíamos que os estudantes pudessem, por meio de uma entrada experimental no GeoGebra, construir a lei dos cossenos, para, em seguida, aplicá-la em situações diversas. No presente momento, o estudo encontra-se na fase de análise dos resultados.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.