Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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O Ensino de Matemática Articulado a Educação do Campo: a dimensão social e política do ensino e a luta por uma educação emancipatória

Aldinete Silvino Lima

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Apresentamos nesta comunicação um recorte da pesquisa em desenvolvimento que aborda a articulação entre o ensino de Matemática e a Educação do Campo. Nesse sentido, exibimos alguns dos elementos da revisão teórica referentes às duas áreas, além de explicitar o objeto de estudo e o procedimento teórico-metodológico selecionado para a realização da pesquisa. Esse artigo tem por objetivo refletir sobre as possibilidades de articulação entre os dois campos com ênfase nas relações entre os conteúdos matemáticos e as atividades produtivas dos camponeses estabelecidas por professores que ensinam Matemática em escolas do campo. O debate teórico ilustrado indica que os princípios e fundamentos da Educação do Campo podem ser identificados nas discussões sobre o ensino de Matemática que assume outro papel além de ensinar conteúdos sistematizados. Debate-se, pois, a dimensão social e política do ensino perante a função de transformação social e de emancipação dos sujeitos em diferentes contextos.


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