Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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A Teoria das Inteligências Múltiplas em uma Abordagem Educacional para a Aprendizagem dos Conceitos de Fração

Liliane Giglio Canelhas de Abreu Segeti

Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo do trabalho. O presente projeto consiste na análise do processo de aprendizagem de frações no sexto ano do ensino fundamental através de um plano de aula elaborado pela professora-pesquisadora à luz dos fundamentos da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Serão elucidadas ao longo do trabalho as bases que alicerçam a teoria, com foco em suas implicações educacionais, e as principais características das oito inteligências mapeadas. Posteriormente, serão relatados todos os momentos de uma experiência que será vivenciada com alunos do sexto ano de uma escola pública da rede municipal de São Paulo fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, partindo-se de uma avaliação inicial que possa revelar conhecimentos prévios dos sujeitos envolvidos sobre frações, seguindo com a aplicação de atividades que permitam abordar o conteúdo proposto por meio de estratégias que articulem todas as inteligências do espectro proposto por Gardner e, então, a descrição de todas as etapas de desenvolvimento e construção do processo de aprendizagem. Como conclusão, os dados obtidos por meio de observações participantes, registros em diário de campo, avaliações contínuas com ênfase na resolução de problemas e atividades produzidas pelos estudantes serão analisados e interpretados qualitativamente, revelando o impacto do plano elaborado para a aprendizagem do conteúdo proposto.


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