Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Educação CTS em livros didáticos: da análise à aproximação com a modelagem matemática

betina cambi

Prédio: Corredor A
Sala: A5
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Esta pesquisa de mestrado se propõe a realizar uma análise dos livros didáticos de Matemática direcionados ao Ensino Médio numa perspectiva da Educação CTS e identificar possíveis relações com a Modelagem Matemática. Para isso, os procedimentos metodológicos terão como base a pesquisa qualitativa, de modo que a coleta de dados será pautada na pesquisa documental, uma vez que a pesquisa visa analisar livros didáticos. Já a analise de dados irá se caracterizar por uma análise textual discursiva. As expectativas em relação ao satisfazer os objetivos da pesquisa se referem às possíveis mudanças no quadro da função da matemática no âmbito social, a fim de tentar promover a valorização da concepção de uma matemática como ferramenta para compreensão das inter-relações entre aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e científicos. Além disso, espera-se que, ao estabelecer as possíveis relações entre a educação CTS e a Modelagem Matemática, novos caminhos se abram para as pesquisas e reflexões nestas áreas, bem como possibilitar uma educação mais completa e dinâmica. 

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.