O uso da Leitura e da Escrita na Interpretação e Resolução de Problemas Matemáticos: leitura e escrita na Matemática
Prédio: Corredor A
Sala: A3
Data: 2013-11-15 02:00 – 04:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Nesta investigação tem-se como objetivo verificar qual a influência da leitura e da escrita na interpretação e na resolução de problemas matemáticos. A proposta será desenvolvida com estudantes do 8º ano de uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Lajeado/RS, na qual serão proporcionados encontros semanais durante o segundo semestre de 2013. No decorrer destes, a preocupação é abordar a utilização de textos e curiosidades matemáticas, além de explorar a interpretação de enunciados de problemas envolvendo a área em estudo, conforme apresentado por Smole e Diniz (2001). Trabalhar a questão da escrita de textos e elaboração de problemas matemáticos destaca-se como um importante instrumento de ensino, e segundo Rabello (2005), auxilia no processo de construção do conhecimento e aproximação com a realidade do estudante. A partir de leituras realizadas percebeu-se a importância do trabalho com textos matemáticos para a melhoria da capacidade dos alunos na resolução de problemas, e consequentemente auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.