Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Ensino da História e Cultura Afro- Brasileira e Africana: professores paranaenses falando sobre a implementação da lei nas aulas de matemática

Josiane Fatima Kolodzieiski

Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O Brasil é um país de grande miscigenação e pluralidade cultural e tem como predominância, segundo os últimos dados do censo realizado pelo IBGE em 2010, pessoas que se declararam pardos ou negros. No campo político, depois de muitas lutas, os movimentos sociais negros conseguiram que em 9 de janeiro de 2003, o Presidente da República sancionasse a implementação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro- Brasileira e Africana para  ser desenvolvidas por instituições públicas e privadas em todo o país, que deverá contemplar atividades nas diversas disciplinas do currículo, com a finalidade de conhecer e valorizar a cultura de quem construiu um Brasil, juntamente com os imigrantes que aqui chegaram. Nesta perspectiva a presente pesquisa visa descrever como se constituiu historicamente a implementação da Lei 10.639/03 (que completou dez anos em janeiro de 2013) e como o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem se concretizado nos espaços escolares, em particular na disciplina de matemática. A coleta de dados será feita através de documentos oficiais e de depoimentos dos professores que atuam em diversas instâncias da Secretaria de Estado da Educação (SEED) no Paraná. As entrevistas serão conduzidas na perspectiva da História Oral temática e o resultado do trabalho se constituirá como fonte para novas pesquisas sobre o tema.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.