Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Educação Matemática na Formação de Professores de Matemática das Ilhas de Abaetetuba/PA

Marcos Marques Formigosa

Prédio: Corredor B
Sala: B1
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente artigo é parte inicial de minha pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Tem como objetivo construir práticas pedagógicas (situações de ensino), por meio de uma relação formativa entre os saberes tradicionais matemáticos, o ensino de Matemática e os saberes científicos com 04 (quatro) ribeirinhos que residem nas ilhas de Abaetetuba/PA e cursam graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ênfase em Matemática) ofertado na UFPA – Campus Universitário de Abaetetuba. Além disso, busco identificar as questões que motivaram a busca pela formação na área; Conhecer as situações didático-pedagógicas que norteiam o curso; Construir estudos em torno dos saberes tradicionais e educação matemática; e por fim, materializar as práticas desenvolvidas, por meio de oficinas que serão desenvolvidas no Tempo-Comunidade. No percurso da pesquisa, busco discorrer, a partir das bibliografias e da pesquisa de campo, questões inerentes aos saberes tradicionais dos alunos em formação, ensino de matemática, formação de professores de matemática e educação do campo. Iniciados a partir da análise dos memoriais dos licenciandos desenvolvidos durante a disciplina Prática Pedagógica I que ocorrera no 1º Bloco do percurso acadêmico do Tempo-Universidade.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.