Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Sentidos e Significados Manifestos por Licenciandos e Professores que Ensinam Matemática ao Produzirem Atividades de Ensino na Perspectiva Lógico-Histórica

João Paulo Rezende

Prédio: Corredor D
Sala: D5
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A elaboração do presente projeto fora motivada pela tentativa de romper com práticas formais de ensino e aprendizagem de matemática. Apoiados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998) buscamos teorias que nos permitissem o uso da história da matemática enquanto recurso didático e, para isso, nos apoiamos em Caraça (1951), Kopnin (1978), Moura (2001; 2010) e Sousa (2004; 2009). Investigaremos os sentidos e significados (VIGOTSKI, 1987) produzidos em um grupo de trabalho, que será formado por licenciandos, pós-graduandos e professores que ensinam matemática, que se reunirá quinzenalmente durante um semestre em um espaço ofertado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. A problemática de investigação será: Quais sentidos e significados podem ser produzidos por professores enquanto vivenciam a produção de atividades de ensino na perspectiva lógico-histórica? Buscando responder essa questão será proposta no grupo, uma dinâmica de trabalho em que os sujeitos vivenciem, analisem e elaborem atividades orientadoras de ensino de conceitos matemáticos da educação básica na perspectiva lógico-histórica. Assim construiremos os dados da pesquisa através do diário de campo, narrativas, gravações de vídeo e as atividades elaboradas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e a metodologia de análise de dados abrange a análise de conteúdo (FRANCO, 2008). 


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