Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Problemas Combinatórios Condicionais: como são explorados nos livros didáticos do Ensino Médio?

Pablo Egidio Lisboa da Silva

Prédio: Corredor C
Sala: C3
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


No presente estudo piloto buscou-se analisar como são explorados os problemas combinatórios condicionais em uma das sete coleções aprovadas pelo PNLD 2012 (livro do aluno e manual do professor). De acordo com Borba e Braz (2012), os problemas combinatórios condicionais apresentam condições de escolha, ordenação, posicionamento e/ou proximidade. A investigação teve como base uma pesquisa feita pelas autoras que criaram uma categorização contendo 22 tipos de problemas condicionais. Utilizando essa categorização, observou-se que do total de problemas combinatórios encontrados na coleção analisada, a maior parte deles pôde ser classificado dentro de uma das 22 categorias. No manual destinado ao professor, porém, não foi identificada nenhuma orientação voltada para estes tipos de situações específicas. Espera-se, na continuidade do desenvolvimento desta pesquisa com as demais coleções aprovadas pelo PNLD 2012, que se encontre uma quantidade maior desses tipos de problema, pois estimulam consideravelmente o desenvolvimento cognitivo e aumentam a autonomia dos alunos na construção de seus conhecimentos.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.