Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UTILIZAÇÃO DAS TDICs EM ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DA BAHIA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Elias Antonio Almeida da Fonseca

Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente artigo trata das questões relacionadas à utilização de conteúdos educacionais digitais por professores de escolas públicas do ensino fundamental da cidade de Itamaraju do Extremo Sul da Bahia. De forma mais específica, são analisados os desafios e os modos de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação(TDICs) por estes professores. Nessa perspectiva, foram revisados aspectos didáticos pedagógicos que contextualizam o ensino de matemática enriquecido pela presença dos recursos tecnológicos, bem como as características apresentadas pelos objetos de aprendizagem como possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem matemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores de matemática na cidade de Itamaraju-Ba, através de dois questionários para coleta dos dados. Os resultados demonstraram pouca utilização das TDICs em sala de aula com alunos, a falta de suporte técnico durante a utilização dos equipamentos, laboratórios de informática com limitações para utilização e dificuldades na seleção de conteúdos educacionais na web. Visando colaborar com o melhor uso das TDICs, o presente trabalho apresenta uma metodologia em fase de desenvolvimento que tem a finalidade de auxiliar o professor de matemática na busca por conteúdos educacionais digitais na Web.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.