Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Projeto de Pesquisas: Meta-análise de Pesquisas Brasileiras sobre Álgebra na Licenciatura em Matemática

Marcia Stochi Veiga

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar um projeto de pesquisa que pretende realizar uma meta-análise de pesquisas brasileiras sobre álgebra na licenciatura em matemática. Essa pesquisa é de caráter qualitativo, categorizado como uma meta-análise, segundo Fiorentini e Lorenzato, pois pretende transcender os resultados encontrados anteriormente. Para perseguir esse objetivo, numa primeira fase de pesquisa, foram realizadas análises preliminares de seis resumos de teses de doutorado selecionadas após busca no portal de teses da CAPES com a expressão “licenciatura em matemática e álgebra”. Os resultados dessas análises preliminares foram publicados no VII EPBEM. Na segunda fase da pesquisa foi selecionada mais uma tese, publicada em 2012, encontrada com os mesmos critérios de busca da primeira. Essas sete teses abarcam um decênio de pesquisas que agregam os termos licenciatura em matemática e álgebra. Observamos ainda, que essas publicações se concentram em universidades do estado de São Paulo e do Paraná. Ao incluir essa última tese ao corpus documental da pesquisa, os referenciais teóricos selecionados para análise dos resultados já publicados, tiveram que ser ampliados. Além das primeiras referências teóricas utilizadas como: Duval, Fiorentini e Miorim, Miguel e Fiorentini, foram incluídos os trabalhos de Shulman e Tardif. O cruzamento entre as bibliografias mostrou que esses referenciais teóricos abarcam as sete teses, sendo que quatro delas utilizaram Duval e Shulman, três utilizaram Fiorentini et al e Tardif e duas Miorim, Miguel e Fiorentini.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.