Interlocuções entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e a constituição do sujeito infantil contemporâneo
Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2013-11-15 04:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este trabalho tem como finalidade identificar e analisar de que forma as atividades envolvendo o lúdico, propostas no XI ENEM tem contribuído, mesmo sem uma intencionalidade explícita, no processo de constituição do sujeito infantil contemporâneo. Para compreender como este sujeito se constitui, faço algumas considerações que apontam as características da infância contemporânea e formas de governamento na infância que se relacionam ao lúdico. Considerando a escola uma das instâncias implicadas na constituição de identidades, torna-se relevante problematizar a educação e, especificamente a Educação Matemática em suas relações com o lúdico, entendido nesta pesquisa como uma das técnicas que está implicada nos processos de individuação, ou de construção de identidades. Para fazer esta interlocução, analiso as justificativas atribuídas pelos professores para a inserção do lúdico em suas aulas, e por meio da recorrência deste enunciado, as relações que se estabelecem entre as práticas que se alicerçam no lúdico para ensinar a Matemática e a constituição desse sujeito contemporâneo, sujeito desejante, tão necessário ao “capitalismo” atual.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.