Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Formação Inicial do Professor de Matemática: saberes docentes e a afetividade dos alunos em estágio supervisionado

Angelita de Souza Leite

Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação - Educação Científica e Formação de Professores da UESB[1], cujo objetivo é identificar e analisar os saberes mobilizados e transformados por discentes do Curso de Licenciatura em Matemática da UNEB[2], revelados no primeiro contato com a regência durante a disciplina estágio III. Os dados produzidos fazem referência aos contatos estabelecidos com seis estagiários da referida disciplina, que realizaram a regência no ensino fundamental do 6º ao 9º ano, em escolas estaduais da rede pública no município de Caetité - Bahia. Na produção dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada, os diários produzidos por eles no Google Docs, as gravações de aulas em vídeo e as anotações realizadas no decorrer do contato com eles. Para análise desses dados que se apresentam na forma de palavras e imagens, nos apoiamos na perspectiva da investigação qualitativa descritiva. Esta pesquisa tem nos permitido refletir sobre os saberes disciplinares, curriculares e experienciais que são mobilizados por esses estagiários no contexto do estágio supervisionado. Além disso, auxilia na reflexão sobre a relação afetiva-emocional considerando que essa dimensão é tão vital para a formação inicial do professor quanto os saberes científicos, as estratégias de ensino, as questões sociais e morais que envolvem a formação do professor de Matemática. Tendo como aporte teórico os trabalhos de Tardif, Gauthier e Pimenta.

[1] Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

[2] Universidade do Estado da Bahia.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.