Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Formação Continuada de Professores de Matemática do Município de Cariacica: reflexões sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo a partir da implementação das diretrizes curriculares

Vanusa Stefanon Maroquio

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este estudo é um recorte de uma pesquisa que tem como proposta investigar se os professores dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) do município de Cariacica desenvolvem o conhecimento pedagógico do conteúdo de matemática ao participarem de um grupo de formação continuada para implementação das diretrizes curriculares da rede municipal. Para coleta e levantamento dos dados durante o acompanhamento da elaboração e aplicação de sequências didáticas (SD) nas suas respectivas salas de aula, aplicar-se-á um conjunto de procedimentos: entrevistas semiestruturadas e coletivas, observações participantes, o diário de campo, filmagens e gravações. Como referenciais teóricos, utiliza-se do conhecimento pedagógico do conteúdo teorizado por Shulman (1986) e os estudos da relação com o saber de Bernard Charlot (2005). Pretende-se que a análise dos dados coletados se dê de forma sistematizada e em categorias de análise mapeadas de acordo com os referenciais teóricos adotados. No decorrer da pesquisa, será elaborado com o grupo, um material de apoio pedagógico baseado nas SD, que servirá tanto para a formação de professores como para apoio pedagógico do fazer em sala de aula.

 

Palavras-chave: Formação do Professor. Colaboração. Conhecimento pedagógico do conteúdo. Material Pedagógico.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.