Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Formas e conteúdos da formação continuada: componentes do movimento de mudança de sentido pessoal do professor que ensina Matemática

Anelisa Kisielewski Esteves

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo expõe o projeto de tese apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma investigação qualitativa a ser desenvolvida junto a um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Campo Grande/MS. Tem como objetivo analisar o potencial contributivo das formas e conteúdos de um experimento formativo para o movimento de mudança de sentido pessoal de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em formação continuada. Pretende-se, com base no conceito de atividade orientadora de ensino (MOURA, 1996, 2002), desenvolver uma proposta de formação continuada a partir das necessidades enfrentadas pelo grupo de professores para ensinar Matemática. Norteiam o desenvolvimento das ações propostas e a análise dos dados os pressupostos da teoria histórico-cultural, mais especificamente da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978; 1983; 2010a; 2010b), que serão adotados como referencial teórico segundo os princípios do materialismo histórico dialético.

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