Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Deficiente Visual e a Construção da Ideia de Função

Nilza dos Santos Rodrigues Cézar

Prédio: Corredor A
Sala: A1
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Nesse artigo, relato as primeiras movimentações realizadas na busca de estruturar um projeto de pesquisa focado em aluno deficiente visual, onde buscaremos compreender como constroem a ideia de função, verificar quando e onde utilizar materiais em Braille e ou concretos manipuláveis de baixo custo, para organizar possíveis estratégias diferenciadas e simples na formação do educando e de professores. A base de meu relato é minha vivência e dissertação, nesta última, segui os preceitos da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com apoio de BICUDO (1994) para explicitar os procedimentos metodológicos adotados. SOUZA e DINIZ (1998) contribuíram com atividades de sequencia, que foram adaptadas e utilizadas para verificar possíveis construções da ideia de função.  ZUFFI (2001) e CARAÇA (2000) deram elementos para a construção de um caminho de ação em sala de aula em relação à ideia de função. PONTE E SERRAZINA (2000) contribuíram com a interpretação das categorias abertas: visualização, interação e generalização, construídas no movimento da análise da pesquisa. Para subsidiar a inclusão iniciamos com artigos de MONTOAN e ARTEGA E SÁ (2010).

 


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