A Produção de Dados em Pesquisa na Sala de Aula de EJA: reflexões e desafios à pesquisadora
Raquel Fernandes Gonçalves Machado
Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-16 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Neste trabalho nos propomos a apresentar um recorte da experiência vivenciada pela pesquisadora no processo de produção dos dados da pesquisa de doutorado, quando se insere em uma sala de aula de um 9º ano do ensino fundamental II, na modalidade EJA, com a cooperação da professora de matemática da turma. Os desafios e as reflexões produzidas a partir dessa vivência passaram a representar dados da pesquisa que tem como objetivo investigar o movimento entre uma cultura tradicional de aula de matemática com alunos da modalidade de ensino para pessoas jovens e/ou adultas e uma outra cultura de aula na perspectiva da problematização.. Para esse texto, destacamos alguns dos conflitos em que a pesquisadora se percebeu envolvida, ao investigar os desafios da realização de uma pesquisa na sala de aula de outra professora no contexto das aulas de matemática na EJA.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.