Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Produção de Dados em Pesquisa na Sala de Aula de EJA: reflexões e desafios à pesquisadora

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste trabalho nos  propomos  a apresentar  um recorte da experiência vivenciada  pela pesquisadora no processo de produção dos dados da pesquisa de doutorado, quando se insere em uma sala de aula de um 9º ano do ensino fundamental II, na modalidade EJA, com a cooperação da professora de matemática  da turma. Os desafios e as reflexões produzidas a partir dessa vivência passaram a representar dados  da pesquisa que tem  como  objetivo  investigar  o movimento entre uma cultura tradicional de aula de matemática com alunos da  modalidade  de  ensino  para  pessoas  jovens  e/ou  adultas  e  uma  outra  cultura  de  aula  na  perspectiva  da problematização..  Para  esse  texto,  destacamos  alguns  dos  conflitos  em  que  a  pesquisadora  se  percebeu envolvida,  ao investigar os desafios da realização de uma pesquisa  na sala  de aula de  outra professora no contexto das aulas de matemática na EJA.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.