Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Desdobramentos de uma Formação em Etnomatemática em práticas curriculares

Caroline Mendes Passos

Prédio: Corredor B
Sala: B3
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O principal propósito desta investigação é analisar, com base nos desdobramentos de uma formação em Etnomatemática, de que forma a Etnomatemática se faz presente nos currículos dos diferentes níveis de ensino: Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação. Fazendo parte de uma pesquisa de doutorado, em fase inicial de implementação, que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação oferecido pela Universidade Federal de São Carlos, esta proposta toma como fundamentação teórica principal as pesquisas em Etnomatemática e a perspectiva pós-crítica dos estudos no campo do currículo, buscando uma articulação desses dois campos de pesquisa. A opção metodológica adotada para que os objetivos propostos pela investigação sejam alcançados foi a prosopografia. Também conhecida como um tipo de “biografia coletiva”, espera-se que este procedimento metodológico permita mapear a trajetória profissional de pesquisadores Etnomatemáticos para fazer um levantamento das maneiras pelas quais uma formação em Etnomatemática tem se manifestado nos currículos dos diferentes níveis de ensino.


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