Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Um Estudo sobre Álgebra Linear, Tecnologias Digitais e Educação a Distância Online

Aparecida Santana de Souza Chiari

Prédio: Corredor C
Sala: C1
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo apresenta minha pesquisa de doutorado que busca analisar o papel das tecnologias digitais em disciplinas de Álgebra Linear de Licenciaturas em Matemática a distância vinculadas à Universidade Aberta do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados serão construídos a partir de: observação de aulas de Álgebra Linear em cursos a distância, quando existirem; entrevistas com professores, alunos e demais envolvidos no processo em questão, como coordenadores de curso, tutores etc; registro das interações que ocorrem entre professor e/ou tutor com os alunos nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; e caderno de campo da pesquisadora. A análise será baseada em Borba e Villarreal (2005) que defendem que o conhecimento é construído por coletivos de atores humanos e não humanos e que, nesta construção, o ator humanos e não humano, a mídia, são vistos com destaque. Pretendo, com esta proposta, avançar nas discussões sobre os componentes essenciais da Educação a Distância Online no Brasil além de avançar na discussão sobre o uso de tecnologias digitais de maneira a potencializar a produção de conhecimento de conceitos de Álgebra Linear em cursos a distância.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.