Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Professores Desenvolvendo Compreensões sobre Amostragem com o Software TinkerPlots

Maria Niedja Pereira Martins

Prédio: Corredor B
Sala: B3
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A amostragem é um elemento central da Estatística Inferencial por permitir a generalização de dadosbaseados em amostras, mas tem sido pouco discutida em pesquisas de Educação Estatística. Esta pesquisatem por objetivo investigar as compreensões de professores dos anos iniciais sobre amostragem ao utilizar osoftware TinkerPlots. Participaram do estudo 4 professoras de uma escola municipal da RegiãoMetropolitana do Recife. Realizamos uma entrevista individual e um momento de familiarização sobre osoftware com as professoras. Em seguida, foram aplicadas três atividades exploratórias envolvendo ocontexto de amostras no TinkerPlots. As professoras apresentaram dois níveis diferentes de Raciocínio sobreamostragem na entrevista inicial. Com as atividades exploratórias desenvolvidas no TinkerPlots, notamos queas professoras passaram a considerar aspectos da variação dos dados para determinar amostrasrepresentativas em duas das três atividades. As participantes também demonstraram compreender que osprocedimentos de amostragem interferem na representatividade. A possibilidade de selecionar amostrascrescentes, analisá-las a partir de gráficos e observar estatísticas utilizando o TinkerPlots pareceramcontribuir para que as professoras avançassem em suas compreensões. Os dados sugerem que o trabalho comesse software pode favorecer boas aprendizagens sobre tal conceito, mas que são necessárias situaçõesprolongadas de intervenção visando melhores resultados.

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