Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Aproximações entre as Práticas Matemáticas do Turno e do Contraturno Escolar: um estudo com alunos de uma escola de jornada ampliada

André Augusto Deodato

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste artigo apresento um projeto de doutorado em fase inicial. Pretendo compreender alguns processos de aprendizagem de matemática decorrentes dos momentos em que os alunos de uma escola com jornada ampliada estabelecem aproximações entre as práticas do tempo regular e as práticas do tempo ampliado. Surgem, a partir disso, as seguintes questões de pesquisa: que situações de sala de aula contribuem para que os alunos estabeleçam alguma aproximação (articulação) entre as práticas do tempo ampliado e as práticas do tempo regular? Tais situações teriam relação somente com o conhecimento matemático ou se originariam também por outros motivos?  O que de matemática escolar os alunos aprendem nos momentos de aproximação dessas práticas? A fundamentação teórica será feita com base em teorias de aprendizagem com raiz Histórico-Cultural. No que se refere à Educação Integral, pretendo descrevê-la a partir da produção nacional nesse campo. Pela natureza do trabalho parece-me apropriado adotar a observação participante como lógica de pesquisa. A coleta de material empírico será feita por meio de registros escritos (diário de campo e entrevistas) e registros em áudio e vídeo. A expectativa é de que a pesquisa seja realizada com estudantes do ensino fundamental da rede pública de Belo Horizonte em uma escola cuja jornada seja ampliada.

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