Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Uma proposta, um mapeamento: formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte

Marcelo Bezerra de Morais

Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O texto apresenta uma proposta de doutorado cujo cenário de investigação é a formação de professores de Matemática num estado da região Nordeste do Brasil, o Rio Grande do Norte. Dúvidas nos surgem sobre a formação de professores a partir de pesquisas disponíveis e de nossas próprias experiências. Para elaborar compreensões acerca dessas questões, propomos este projeto de pesquisa que tem como objetivo geral compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, tendo como possíveis delimitadores temporais às décadas de 1950 e 1990. Para atingirmos o nosso objetivo, desenvolveremos uma pesquisa de caráter qualitativo, optando pela História Oral (temática) como metodologia de investigação. Pretendemos utilizar não só as fontes orais, na forma de depoimentos de professores de Matemática que atuaram e se formaram na região, como também documentos escritos. O projeto insere-se em projeto maior do GHOEM (Grupo História Oral e Educação Matemática), que visa realizar um mapeamento sobre a História da Educação Matemática Brasileira, em específico sobre a formação de professores que ensinam matemática. Defende-se, também, que este exercício de pesquisa contribuirá para a constituição de uma versão sobre o ensino de Matemática no Brasil e com o que se tem atualmente chamado de História da Educação Matemática.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.