Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Conhecimentos Matemáticos na Feira Livre em um dos Bairros de Natal/RN: uma Análise à Luz das Concepções D’ambrosianas de Etnomatemática

José Nílson Morais

Prédio: Corredor B
Sala: B3
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Esse artigo, parte um projeto de dissertação em andamento, tem como objetivo conhecer as diversas manifestações matemáticas utilizadas pelos feirantes de uma das feiras livres da cidade do Natal/RN. Para alcançarmos tal objetivo estamos nos fundamentando nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática e na pesquisa qualitativa em uma abordagem etnográfica. Após os dados analisados, pretendemos elaborar uma sequência didática utilizando os conhecimentos matemáticos dos feirantes, mas em diálogo com o conhecimento matemático da educação básica.

 

Palavras-chave: Feira Livre. Etnografia. Matemática. Etnomatemática. Sequência Didática. 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.