Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Formação de Professores que Ensinam Matemática Sob uma Perspectiva Inclusiva com Alunos Cegos

Andréa Andrade Moura

Prédio: Corredor A
Sala: A1
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente trabalho descreve o caminhar de uma pesquisa de mestrado que está sendo construída a partir de um trabalho colaborativo vinculado a um projeto do Observatório da Educação. Sendo este, um projeto em rede e articulado por três instituições, UFMS, UEPB e UFAL. Cada instituição possui seu grupo, o qual é subdividido em equipes e são constituídas por professores da educação superior, estudantes da graduação, professores, supervisores e/ou coordenadores da educação básica, mestrandos e/ou doutorandos, constituindo-se desse modo em um grupo colaborativo. De modo mais específico, nossa pesquisa situa-se no núcleo UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Realizamos reuniões envolvendo discussões sobre a inclusão de alunos cegos. Estamos elaborando estratégias a se trabalhar materiais manipuláveis no ensino da Matemática, na perspectiva inclusiva, especificamente com alunos cegos. Após o todo realizado, aplicaremos tais estratégias em sala de aula e analisaremos os resultados. Esperamos que este trabalho contribua nos processos de ensino e aprendizagem de alunos cegos e que a partir do momento em que o professor utilizar tais métodos em suas aulas se quebre o mito de que aluno cego não é capaz, validando também a importância do papel do professor neste processo.


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