Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Conhecimentos de Professores do Ensino Fundamental e Médio sobre o Uso do Princípio Fundamental da Contagem em Situações Combinatórias

Ana Paula Barbosa de Lima

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste estudo propõe-se investigar os conhecimentos de professores do Ensino Básico sobre como o Princípio Fundamental da Contagem (PFC), também conhecido como princípio multiplicativo, pode ser usado na resolução de variados problemas combinatórios e na construção das fórmulas da Análise Combinatória. Pesquisas anteriores evidenciam a importância deste princípio no ensino de Combinatória e como o mesmo facilita a compreensão dos diferentes tipos de situações da Análise Combinatória. Trata-se aqui, de uma pesquisa de mestrado e, como recurso metodológico, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da rede pública de ensino, dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A análise desses conhecimentos será feita através de protocolos com situações combinatórias resolvidas por alunos. Estas situações envolverão quatro tipos de problemas combinatórios (produto cartesiano, arranjo, permutação e combinação) e serão analisados à luz dos tipos de conhecimentos indicados por Shulman (2005) e Ball, Thames e Phelps (2008).  Deseja-se, assim, contribuir com o levantamento de conhecimentos docentes sobre a Combinatória e também trazer contribuições referentes ao papel do Princípio Fundamental da Contagem como eficiente estratégia de ensino e por possibilitar a resolução de diferentes tipos de problemas combinatórios.

Palavras-chave: Princípio Fundamental da Contagem, Conhecimentos Docentes, Análise Combinatória.


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