PENSAMENTO ALGÉBRICO: Equações no Ensino Fundamental
Prédio: Corredor A
Sala: A3
Data: 2013-11-15 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar, analisar e evidenciar indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico no tópico de Equações algébricas de primeiro grau. Fundamentado no produto da dissertação de Mestrado Profissional da autora, este estudo tem por desígnio evidenciar indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico, em atividades resolvidas no Caderno do professor de Matemática, empregado em escolas públicas do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental, com a finalidade de escrever um produto que contribuísse com esse material. Para definir os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico, tomamos como referências sobre o pensamento algébrico Fiorentini, Miorim e Miguel (1993) e Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005) e, a respeito do uso das variáveis, Ursini et al. (2005). Ao mesmo tempo, investigamos os multissignificados das equações, segundo Ribeiro e Machado (2009). Para a condução da pesquisa, utilizamos o método de análise documental, conforme Lüdke e André (1986). Com os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico definidos para as análises, podemos declarar que, em todas as atividades analisadas foram evidenciados indicadores. Assim os resultados permitiram concluir que as atividades analisadas possibilitam que o professor conduza os alunos a desenvolver o pensamento algébrico.
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