Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Recuperação Intensiva do Ensino Fundamental: a opinião de professores de Matemática sobre o erro do aluno

Ana Cristina da Silva Ambrosio

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar a visão que professores de Matemática das classes de Recuperação Intensiva têm sobre os erros de seus alunos. Os dados apresentados foram coletados em entrevistas semi-estruturadas com tais professores, realizadas em Dezembro de 2012 e Fevereiro de 2013. Teoricamente, partimos do pressuposto de que o erro é inerente ao processo de aprender, um indicador do que o aluno sabe e de como ele compreende determinado conteúdo, sendo um importante instrumento para o professor analisá-lo e assim repensar sua prática docente, daí a importância da visão que os professores têm sobre o erro. Os resultados mostraram que, com apenas uma exceção, os professores não compreendem o erro como parte do processo de aprender e o consideram um sinal de que o aluno não aprendeu.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.