Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Concepções sobre Avaliação e Práticas Avaliativas de um Professor de Matemática do Ensino Médio: análises de possíveis (con)tradições

Deise Maria Xavier de Barros Souza

Prédio: Corredor A
Sala: A4
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste artigo apresentamos o estudo inicial de nossa pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Essa pesquisa insere-se no painel de estudos sobre avaliação orientada no referencial de Maria Tereza Esteban e nos pressupostos teóricos de Alba Gonzalez Thompson acerca das concepções de professores de Matemática. Os estudos centralizam-se nas interrogações que circunscrevem o binômio “concepções sobre avaliação e práticas avaliativas” de um professor de Matemática com foco, de um lado, nas análises de concepções sobre avaliação, a partir de uma delimitação conceitual e pessoal e, de outro, das narrativas sobre suas práticas avaliativas. Ao questionar como as concepções sobre avaliação e práticas avaliativas se relacionam ao longo do desenvolvimento profissional de um professor de Matemática do Ensino Médio, buscamos revelar os modelos avaliativos “impostos” pelas diversas demandas existentes as quais emergem da prática escolar, desconstruindo-as e revelando as relações de poder em seu entorno. Com estas intenções, conduzimos nossos estudos intencionando responder a questão dessa pesquisa, assim, estabelecemos como objetivo central investigar e confrontar as concepções de avaliação e de práticas avaliativas de um professor de Matemática do Ensino Médio.


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