Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Processo de Aprendizagem da Matemática com o Auxílio dos Softwares Educativos: uma experiência com alunos do 5º ano do fundamental I

Aline Pereira de Queiroz Ferreira

Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Nem todo ser humano aprende da mesma maneira. Segundo a teoria das inteligências múltiplas (Gardner, 1985) isso é uma conseqüência do fato de que cada um não seja dotado de um mesmo conjunto de competências. Portanto, o educador no seu ofício, sempre busca possíveis alternativas que venham a colaborar para o desenvolvimento e desempenho das inúmeras competências do aluno, fazendo-o com que seja direcionado não somente ao conhecimento cognitivo, mas sim o levando a conhecer o seu próprio ser por completo. É possível aumentar o desenvolvimento dessas inúmeras competências através da usabilidade dos recursos tecnológicos disponíveis no mercado, pois esses recursos possibilitam uma reestruturação na maneira em que professores e alunos se relacionam, afinal todo o processo construído para o desenvolvimento abrange inúmeros aspectos, sejam eles coletivos ou mesmo individuais. Tendo por base tais considerações, elaborei o presente projeto que apresenta parte da construção da minha pesquisa cujo objetivo é investigar o processo de aprendizagem do aluno na disciplina de Matemática através dos softwares educacionais auxiliando-o na construção do processo de conceituação e no desenvolvimento de habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento.

 



Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.