Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Evasão no curso de Matemática: um olhar Foucaultiano sobre o caso específico da Universidade Estadual de Maringá

Luciano Ferreira

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Esta pesquisa se propõe a identificar qual é o sujeito evadido do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá, à luz da teoria de Michel Foucault, por meio da investigação acerca das causas da evasão. Tal pesquisa utilizará dados oficiais da UEM acerca da evasão registrada no curso de Matemática nos últimos dez anos – aproximadamente 50 por cento. Os dados oficiais tabulados pela universidade e o estudo de trabalhos científicos correlatos, fornecem insumos para a elaboração de entrevistas que serão realizadas com amostra estratificada dos acadêmicos evadidos nos últimos dez anos. O tratamento a ser dado ao material coletado nas entrevistas se fundamentará na análise de discurso. Pretende-se com essa pesquisa elaborar ancoragens entre as causas das evasões e condições sociais, educacionais, financeiras, geográficas, entre outras dos acadêmicos. Tal estudo exploratório poderá contribuir para que sejam propostos mecanismos que minimizem o índice de evasão no curso específico. 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.