Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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A Política Curricular de Matemática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: significados recontextualizados

Anderson Martins Corrêa

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


Neste artigo descrevemos o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo é investigar e descrever significados da Política Curricular de Matemática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul campus Aquidauana. Por meio da abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball, buscamos compreender a dinâmica do processo de significação e recontextualização dessa política em seus diferentes contextos. São eles: o contexto de influência, contexto de produção de textos e contexto da prática. Nossa tese é que o discurso político do EMIEP sofre um processo de interpretações, reinterpretações e recontextualização, desde a sua formulação até a prática diária dessa modalidade de ensino, e esse processo faz com que os atores no contexto da prática, professores, alunos, pais e direção escolar, atribuam múltiplos significados ao EMIEP, sendo alguns desses significados até mesmo antagônicos. Para a análise do contexto de influência e produção de texto examinaremos documentos oficiais e produções acadêmicas sobre o tema. O contexto da prática será investigado a partir dos discursos de estudantes, de professores e direção escolar, com os quais realizaremos entrevistas para coleta de dados.

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