Análise de Conteúdos de Geometria Analítica em Livros Didáticos de Ensino Médio
Prédio: Corredor C
Sala: C3
Data: 2013-11-16 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este trabalho visa investigar se os livros didáticos de Matemática podem auxiliar o professor no que se refere aos subsídios ao trabalho em sala de aula e à complementação do suporte teórico do conteúdo a ser abordado com a classe. O tema escolhido para este estudo é a Geometria Analítica. A pesquisa é bibliográfica e documental. Foram avaliadas, à luz dos documentos oficiais que regulamentam o ensino brasileiro, as duas coleções de livros didáticos de Ensino Médio mais vendidas no Brasil por meio do Programa Nacional do Livro Didático, realizado pelo Ministério da Educação. Neste momento da pesquisa, foi feita uma análise prévia, a ser detalhada, das tarefas, técnicas e discurso teórico-metodológico tendo por base a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Chevallard. Neste primeiro momento, observou-se que as obras têm distribuição de conteúdos similar, mas que apresentam, entre si, variação de propostas de trabalho em sala de aula, interdisciplinaridade e contextualização.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.