Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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A Álgebra e o Conhecimento Específico para o Ensino: procedimentos e objetos

Maria Cristina Costa Ferreira

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


Trata-se de um projeto de pesquisa de doutorado, em desenvolvimento. Pretende-se investigar o conhecimento específico para o ensino em álgebra, a partir da prática de professores na escola básica. São objetivos da pesquisa: identificar e caracterizar formas de conhecimento específico de álgebra reconhecidas ou mobilizadas (de fato ou potencialmente) pelo professor em sua prática na escola básica e identificar exemplos do conhecimento específico do ensino de álgebra que aparecem na prática do professor. A investigação está sendo construída a partir da análise de diferentes fontes, entre elas, a literatura específica em Educação Matemática para a identificação de questões fundamentais relativas ao ensino e à aprendizagem da álgebra escolar, apontadas pelos pesquisadores e a observação da prática de professores na escola básica. Neste texto, apresentaremos alguns episódios relacionados ao uso da propriedade distributiva, ocorridos durante as observações das aulas em uma turma do 9º ano, no primeiro semestre de 2012, relacionando-o com a questão da dualidade processo-objeto dos objetos algébricos.


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